Versão de produção da R18 Concept terá motor big-boxer de 1.800 cc

A BMW Motorrad está definitivamente de olho no mercado da Harley Davidson e da Indian. Prova disso é o registro da versão de produção da R18, uma custom mostrada como conceito no Concorso d'Elegenza Villa d'Este no ano passado. E como já está virando tradição na marca alemã, as patentes da nova motocicleta apareceram primeiro no Brasil - assim como havia acontecido com as recentes BMW F900R e F900 XR

BMW R18 2021 - Imagens de registro
BMW R18 2021 - Imagens de registro

A BMW R18 terá como principal missão fortalecer a presença da marca nos Estados Unidos, que é o principal mercado de customs e baggers do mundo. As patentes revelam duas versões, sendo uma com carenagem frontal e malas laterais (bagger) e outra "limpa", exatamente como no modelo conceitual. Ambas terão como coração o novo motor boxer de 1.800 cc, já apresentado pela BMW no final do ano passado. 

Trata-se de o maior motor boxer (de cilindros contrapostos) já feito pela marca. Para se ter ideia, ele pesa nada menos que 110,8 kg em conjunto com o sistema de admissão, embreagem e a transmissão de 6 marchas. São dois cilindros com exatos 1.802 cc e 8 válvulas, mantendo as principais características dos clássicos motores boxer da BMW, como comando simples (OHV) e arrefecimento a ar e óleo. O resultado, claro, é um amplo torque em baixas rotações: 16 kgfm a 3.000 rpm, com potência de 91 cv a 4.750 rpm. 

BMW R18 Concept
BMW 1,800cc Bower Engine

A R18 de produção apresenta itens obrigatórios que foram dispensados no conceito, tais como  retrovisores e indicadores de direção. A suspensão dianteira é semelhante a do conceito, mas trazem refletores e um amortecedor de direção montado na frente do quadro. A moto conceitual tinha roda dianteira de 21", enquanto as de produção parecem ter rodas menores, de 18". E o modelo bagger, com para-brisa, terá pedaleira cromada, enquanto a custom terá pedais pretos. 

A entrada da BMW na seara da Harley acontece, não por acaso, no mesmo momento em que a tradicional marca norte-americana tenta expandir seus domínios com motos de segmentos que a empresa não participava, como a elétrica LiveWire, a naked Bronx e a bigtrail Pan America. A expectativa é que a versão final da R18 seja revelada publicamente no EICMA 2020 (Salão de Milão), em novembro, com possível divulgação de fotos e dados técnicos um pouco antes da mostra.  

Galeria: BMW R18 2021 - Imagens de registro