Uma apresentação interna dos planos da Toyota acabou vazando nos Estados Unidos e revelando grande parte dos lançamentos que a marca prepara para os próximos anos. Entre uma nova geração para o esportivo GT86, desenvolvido em conjunto com a Subaru, e um crossover feito a partir do Corolla, escapuliu também a informação de que as picapes Hilux e Tacoma podem ter seu projeto unificado na próxima geração, que inclusive já está em desenvolvimento. 

Isso faria total sentido do ponto de vista de custos e comunização de componentes, uma vez que a Tacoma é um modelo específico para a América do Norte - enquanto a Hilux é vendida na América do Sul, Ásia, África e Oceania. A data prevista para renovação da dupla também aproxima os projetos: 2023, como linha 2024. Já sabemos que a Toyota trabalha para que a Hilux tenha uma versão híbrida (com motores a gasolina e elétrico) nesta próxima linhagem, o que também viria a calhar para a Tacoma. Nos EUA, a marca japonesa trabalha numa versão V6 híbrida para a grandalhona Tundra, que em 2021 chega também totalmente renovada, inaugurando a plataforma TNGA-F. Nada mais normal que a Tacoma siga esses passos. 

Toyota Hilux e SW4 facelift - Flagra
Toyota Hilux GR-Sport V6

Antes da nova geração, Hilux terá mais uma reestilização e uma versão com motor V6 a gasolina

Antes da mudança radical, em 2023, a Hilux vai ganhar mais uma mudança visual - e isso deve acontecer ainda neste ano. O modelo já foi flagrado em testes com a carroceria coberta por adesivos, junto com o SUV SW4. As mudanças mais sensíveis, porém, deverão se concentrar na dianteira, mais precisamente em grade, para-choque e faróis. Além do visual rejuvenescido, a Hilux vai estrear no Brasil a versão esportiva GR Sport com motor 4.0 V6 a gasolina, de 234 cv, esta ainda no primeiro semestre. Fora isso, não deverá haver mudanças nos demais motores: 2.7 flex de 163 cv e 25 kgfm (versões 4x2 e 4x4) e 2.8 turbodiesel de 177 cv 42,8 kgfm (esta sempre 4x4). 

Outros modelos vendidos em nosso mercado que já têm mudanças previstas são o SUV híbrido RAV4, que será reestilizado para a linha 2022, e o sedã grande Camry, que terá um leve redesenho na linha 2021. Já entre os modelos da Lexus, estão previstas uma nova geração do NX no fim de 2021 e uma reestilização para o UX na linha 2022.  

Galeria: Toyota Tacoma 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com