A renovação do Hyundai HB20 continua dando o que falar. Ainda mais agora que a marca mostrou a nova geração do i20, a contraparte europeia do nosso hatch. Enquanto o HB20 apostou num design evolutivo, alterando mais a dianteira e a traseira em relação ao carro original, o i20 é praticamente todo novo. O resultado, como você pode ver abaixo, ficou bem mais harmônico no modelo lá de fora. 

Hyundai HB20 x i20

Assim que vazaram as primeiras imagens do novo i20, logo vieram os pedidos: "E se o HB20 fosse reestilizado nos moldes do primo rico?". Pois o designer digital Kleber Silva foi rápido no gatilho e já nos brindou com essa solução - de muito bom gosto, por sinal. Com a dianteira do i20, mais esportiva e com linhas mais retilíneas, o HB20 ficou bem mais harmônico. 

Isso porque, na projeção, o HB20 deixa de ter dois pontos polêmicos: a grade pontiaguda e curvada na parte superior, e o capô bicudo. Ao receber a cara do i20, os faróis receberam linhas mais retas e a grade passou a encostar no conjunto óptico, enquanto o capô termina bem antes, na altura da metade dos faróis. O nicho dos faróis de neblina também mudou, ficando melhor inserido no contexto mais esportivo do para-choque.

A traseira do i20 também tem desenho mais consensual, embora não menos ousado. Enquanto o HB20 aposta numa lanterna estilo bumerangue, o i20 tem lanternas que avançam mais pelas laterais, além de uma faixa que liga as duas lanternas atravessando a tampa do porta-malas - solução semelhante à do VW T-Cross, embora com a peça mais fina. Por ser mais longo, o hatch gringo ainda tem uma terceira janela lateral. Mas na projeção o HB20 segue com a lateral original, com um detalhe preto na coluna C. No i20, a coluna preta avança pelo teto e parte da tampa do porta-malas, logo abaixo do vidro. 

Hyundai HB20 2020 - Traseira
Hyundai i20 2021 - Traseira

Como a Hyundai ainda não divulgou imagens internas do i20, não foi possível fazer uma comparação com o HB20. Mas, por fora, esta projeção confirma que o HB20 poderia ter ficado mais atraente caso tivesse seguido as diretrizes do irmão. Será que isso pode ser aproveitado numa futura reestilização do hatch nacional? Fica a dica para a Hyundai Brasil... 

Projeção: Kleber Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com