Mesmo que a sigla "GTD" seja bem menos popular do que a icônica "GTI", ainda mais fora da Europa, a versão esportiva do hatch está nas concessionárias a quase tanto tempo que sua contraparte a gasolina. O Golf GTI original foi lançado em 1975 e o modelo diesel chegou às lojas apenas sete anos depois, na forma do Golf GTD.

E, curiosamente, a Volkswagen não quis fugir do diesel apesar do escândalo do Dieselgate e não só irá lançar uma nova geração do Golf GTD, como ainda divulgou um teaser do hot hatch. Ele terá sua oitava geração revelada no Salão de Genebra (Suíça), em março, com a promessa de ter "o motor TDI mais limpo já instalado em um Golf". E não é só isso, pois a VW ainda afirma que o propulsor é "um dos motores a combustão mais limpos do mundo".

O argumento da Volkswagen é que as novas tecnologias do 2.0 TDI fazem com que ele seja menos agressivo contra o meio ambiente. A redução de emissão de NOx foi prioridade para empresa, que conseguiu diminuir o valor em até 80% comparado à geração anterior do motor, mantendo o torque em baixa rotação e melhorando também o rendimento energético.

Enquanto a VW ainda não diz quanta potência e torque teremos no novo Golf GTD, uma imagem de uma apresentação interna da marca revela que ele terá 198 cv. Caso o número esteja correto, será um aumento de 14 cv sobre a geração anterior. Ainda não sabemos o torque, mas vale lembrar que o Golf GTD de sétima geração tinha 38,7 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm. Também não há informações se terá transmissão manual ou a automatizada DSG de dupla embreagem.

O Volkswagen Golf GTD será revelado no início de março junto com o Golf GTI a gasolina, que também terá um aumento de potência, passando a entregar 245 cv vindos do 2.0 TSI, 15 cv a mais do que os 230 cv da geração anterior. A marca ainda prepara o GTI TCR de 300 cv e o Golf R com tração integral e 400 cv.

Ocultar press release Mostrar press release

World première at Geneva Motor Show:
First glimpse of the new Golf GTD

 

Volkswagen will celebrate the world première of the Golf GTD at the Geneva International Motor Show from 5 to 15 March. Among the technical highlights is the most powerful and – thanks to twin dosing – cleanest turbo diesel injection (TDI) engine ever to be installed in a Golf. It harmonises the confident dynamism of the Golf GTD together with higher efficiency and lowest emissions. The charismatic design of the Golf GTD reflects a unique combination of dynamism and self-confidence.

 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com