Poucos meses depois de ser visto em testes no escaldante calor do Vale da Morte, região desértica localizada na Califórnia, no Estados Unidos, o Hyundai Elantra de nova geração começou a circular em um ambiente radicalmente diferente. Conforme revelam as imagens deste novo flagra, protótipos agora passaram a rodar no rigoroso inverno da Suécia, avaliando o comportamento dos principais componentes mecânicos nas baixas temperaturas do norte da Europa. A camuflagem ainda é pesada e esconde bem o visual, mas detalhes da carroceria deixados à mostra comprovam o que já vinha sendo especulado: a grande inspiração para o design será o irmão maior Sonata.
Galeria: Novo flagra: Hyundai Elantra 2021
Como já dito, o Elantra será totalmente renovado para incorporar a mais recente filosofia visual da marca. A linguagem chamada de "Sensuous Sportiness" estará ainda mais amadurecida e promete dar ao sedã uma pegada mais elegante e dinâmica. Pelo que é possível notar nas imagens, o desenho ganhará traços mais esportivos e alongados, ao passo que comprimento da carroceria crescerá substancialmente - o que resultará na ampliação do espaço interno. Na traseira, em especial, muitos apostam na adoção de lanternas interligadas, passando pelo tampa do porta-malas, exatamente como acontece no primo Kia Optima de nova geração.
Sob o capô, o atual motor 2.0 de quatro-cilindros será mantido nas versões de entrada, com opção de câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT. Dependendo do mercado, também poderão ser oferecidos os novos propulsores da família SmartStream, incluindo um 1.2 turbo. A versão Sport, hoje posicionada no topo da gama, poderá ser descontinuada para dar lugar a uma variante N Line, como vem acontecendo com os lançamentos mais recentes da marca. Neste caso, terá motor 1.6 turbo. Uma configuração híbrida também está nos planos.
O lançamento no exterior está programado para o final deste ano ou, no máximo, início de 2021. No Brasil, a chegada da nova geração ainda é uma incógnita, especialmente pelo fato de o modelo atual ter sido mero coadjuvante no segmento. Tanto é que deixou de ser importado recentemente sem sequer adotar a mais recente reestilização da linha.
Fonte: CarPix