Após um ano de 2018 abaixo do esperado, o mercado alemão reagiu em 2019. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 3.607.258 veículos novos foram comercializados no país mais rico da Europa, uma alta de 5% na comparação com o ano anterior. De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o melhor desempenho desde 2009.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Opel (215.864), 6ª colocada, e a Mini (50.019), 19ª, perderam espaço no período. Líder, a Volkswagen (667.518) cresceu 3,7%, menos do que os 6,3% da Mercedes-Benz (339.185) e os 10,9% da Ford (279.719), que havia sido quinta colocada em 2018 e desta vez superou a BMW (279.243) por menos de 500 unidades.
Entre os modelos, o Golf completou 39 anos seguidos no topo da preferência. Com 204.550 unidades vendidas, o hatch da VW por pouco não emplacou mais do que a soma dos três veículos mais próximos. O último modelo diferente a liderar por lá foi o Mercedes W123, em 1980 – contando desde 1975, já são 44 anos sem adversários diretos.
Dos seis modelos mais vendidos na Alemanha, cinco foram da VW: Tiguan (87.771, 2º), Polo (61.287, 4º), Passat (59.322, 5º) e T-Roc (58.898), que encerrou o seu primeiro ano completo em 6º - no ano anterior, havia sido apenas o 26º. Interrompendo um pódio 100% Volks que já vinha desde 2014, o Mercedes Classe C (64.403) foi o terceiro pela 1ª vez desde 2008 e se manteve como o melhor “não VW” pelo sexto ano consecutivo.
Com nova geração mantendo a boa aceitação, o Ford Focus (58.261) subiu da 10ª para a 7ª colocação, logo à frente do Skoda Octavia (55.210). Ausente do top 10 no ranking anterior, o Opel Corsa (51.708) superou o Audi A4 (50.740) para assegurar a 9ª posição. Na 20a em 2018, o Ford Kuga subiu sete colocações, reforçado pelos recordes de vendas consecutivos registrados entre outubro e dezembro.
De volta ao top 20, o Mercedes Classe A (44.189) registrou um avanço superior a 25%. A rival BMW teve o Série 3 (43.327) como seu melhor modelo, posicionado apenas em 17º. Único estreante no top 50, o VW T-Cross (23.718) encerrou 2019 em 46º. Em posições bastante discretas no ranking geral, os Dacia Sandero e Duster marcaram presença entre os dez preferidos no varejo.
Ranking Alemanha:
POS. | MODELO | 2019 | % PART. 2019 | 2018 | % PART. 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2018 |
1º | VW GOLF | 204.550 | 5,7% | 211.512 | 6,2% | -3,3% | 1º |
2º | VW TIGUAN | 87.771 | 2,4% | 74.749 | 2,2% | 17,4% | 2º |
3º | MERCEDES CLASSE C | 64.403 | 1,8% | 62.784 | 1,8% | 2,6% | 5º |
4º | VW POLO | 61.287 | 1,7% | 70.488 | 2,1% | -13,1% | 3º |
5º | VW PASSAT | 59.322 | 1,6% | 70.007 | 2,0% | -15,3% | 4º |
6º | VW T-ROC | 58.898 | 1,6% | 35.299 | 1,0% | 66,9% | 26º |
7º | FORD FOCUS | 58.261 | 1,6% | 49.279 | 1,4% | 18,2% | 10º |
8º | SKODA OCTAVIA | 55.210 | 1,5% | 58.444 | 1,7% | -5,5% | 6º |
9º | OPEL CORSA | 51.708 | 1,4% | 47.848 | 1,4% | 8,1% | 11º |
10º | AUDI A4 | 50.740 | 1,4% | 53.340 | 1,6% | -4,9% | 7º |
11º | MINI | 50.019 | 1,4% | 50.494 | 1,5% | -0,9% | 9º |
12º | MERCEDES CLASSE E | 49.683 | 1,4% | 51.175 | 1,5% | -2,9% | 8º |
13º | FORD KUGA | 49.625 | 1,4% | 42.276 | 1,2% | 17,4% | 20º |
14º | MERCEDES CLASSE A | 44.189 | 1,2% | 35.252 | 1,0% | 25,4% | 27º |
15º | AUDI A6 | 44.037 | 1,2% | 37.170 | 1,1% | 18,5% | 24º |
16º | OPEL ASTRA | 43.892 | 1,2% | 45.932 | 1,3% | -4,4% | 13º |
17º | BMW SÉRIE 3 | 43.327 | 1,2% | 34.514 | 1,0% | 25,5% | 28º |
18º | FORD FIESTA | 43.316 | 1,2% | 47.224 | 1,4% | -8,3% | 12º |
19º | AUDI A3 | 42.609 | 1,2% | 45.901 | 1,3% | -7,2% | 14º |
20º | SKODA FABIA | 42.099 | 1,2% | 44.900 | 1,3% | -6,2% | 15º |
21º | VW TRANSPORTER | 40.316 | 1,1% | 39.433 | 1,1% | 2,2% | 22º |
22º | VW TOURAN | 39.847 | 1,1% | 42.623 | 1,2% | -6,5% | 18º |
23º | SEAT LEON | 39.637 | 1,1% | 43.045 | 1,3% | -7,9% | 17º |
24º | MERCEDES GLC / GLK | 38.369 | 1,1% | 40.438 | 1,2% | -5,1% | 21º |
25º | FIAT 500 | 37.503 | 1,0% | 31.590 | 0,9% | 18,7% | 29º |
26º | BMW X1 | 36.109 | 1,0% | 31.521 | 0,9% | 14,6% | 30º |
27º | BMW SÉRIE 5 | 35.949 | 1,0% | 42.358 | 1,2% | -15,1% | 19º |
28º | MERCEDES CLASSE B | 33.709 | 0,9% | 24.848 | 0,7% | 35,7% | 35º |
29º | BMW SÉRIE 2 | 33.037 | 0,9% | 38.189 | 1,1% | -13,5% | 23º |
30º | BMW SÉRIE 1 | 31.901 | 0,9% | 44.143 | 1,3% | -27,7% | 16º |
31º | VW CADDY | 31.107 | 0,9% | 30.905 | 0,9% | 0,7% | 31º |
32º | SMART FORTWO | 31.051 | 0,9% | 27.405 | 0,8% | 13,3% | 33º |
33º | FIAT DUCATO | 30.775 | 0,9% | 29.171 | 0,8% | 5,5% | 32º |
34º | DACIA DUSTER | 30.698 | 0,9% | 22.664 | 0,7% | 35,4% | 42º |
35º | SKODA KAROQ | 30.660 | 0,8% | 21.054 | 0,6% | 45,6% | - |
36º | VW UP | 28.982 | 0,8% | 35.401 | 1,0% | -18,1% | 25º |
37º | BMW X3 | 28.688 | 0,8% | 20.877 | 0,6% | 37,4% | - |
38º | RENAULT CAPTUR | 28.143 | 0,8% | 23.834 | 0,7% | 18,1% | 39º |
39º | SEAT ATECA | 27.510 | 0,8% | 20.325 | 0,6% | 35,4% | - |
40º | HYUNDAI I30 | 27.486 | 0,8% | 22.044 | 0,6% | 24,7% | 48º |
41º | FORD ECOSPORT | 26.767 | 0,7% | 21.684 | 0,6% | 23,4% | 50º |
42º | SKODA KODIAQ | 26.153 | 0,7% | 19.360 | 0,6% | 35,1% | - |
43º | DACIA SANDERO | 25.534 | 0,7% | 25.109 | 0,7% | 1,7% | 34º |
44º | AUDI Q3 | 24.460 | 0,7% | 14.442 | 0,4% | 69,4% | - |
45º | HYUNDAI TUCSON | 24.395 | 0,7% | 24.055 | 0,7% | 1,4% | 37º |
46º | VW T-CROSS | 23.718 | 0,7% | 0 | 0,0% | NOVO | - |
47º | RENAULT CLIO | 23.392 | 0,6% | 23.575 | 0,7% | -0,8% | 40º |
48º | OPEL CROSSLAND X | 22.951 | 0,6% | 22.217 | 0,6% | 3,3% | 45º |
49º | NISSAN QASHQAI | 22.856 | 0,6% | 22.143 | 0,6% | 3,2% | 46º |
50º | SEAT ARONA | 22.604 | 0,6% | 22.053 | 0,6% | 2,5% | 47º |
POS. | MARCA | 2019 | % PART. 2019 | 2018 | % PART. 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2018 |
1º | VW | 667.518 | 18,5% | 643.518 | 18,7% | 3,7% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 339.185 | 9,4% | 319.163 | 9,3% | 6,3% | 2º |
3º | FORD | 279.719 | 7,8% | 252.323 | 7,3% | 10,9% | 5º |
4º | BMW | 279.243 | 7,7% | 265.051 | 7,7% | 5,4% | 3º |
5º | AUDI | 267.195 | 7,4% | 255.300 | 7,4% | 4,7% | 4º |
6º | OPEL | 215.864 | 6,0% | 227.967 | 6,6% | -5,3% | 6º |
7º | SKODA | 208.171 | 5,8% | 196.968 | 5,7% | 5,7% | 7º |
8º | SEAT | 138.670 | 3,8% | 121.724 | 3,5% | 13,9% | 9º |
9º | RENAULT | 131.138 | 3,6% | 130.825 | 3,8% | 0,2% | 8º |
10º | HYUNDAI | 129.508 | 3,6% | 114.878 | 3,3% | 12,7% | 10º |
11º | FIAT | 89.005 | 2,5% | 81.460 | 2,4% | 9,3% | 12º |
12º | TOYOTA | 84.498 | 2,3% | 83.930 | 2,4% | 0,7% | 11º |
13º | DACIA | 80.035 | 2,2% | 71.746 | 2,1% | 11,6% | 13º |
14º | PEUGEOT | 72.709 | 2,0% | 68.237 | 2,0% | 6,6% | 14º |
15º | MAZDA | 71.630 | 2,0% | 67.387 | 2,0% | 6,3% | 15º |
16º | KIA | 69.608 | 1,9% | 65.797 | 1,9% | 5,8% | 16º |
17º | CITROËN | 58.040 | 1,6% | 55.223 | 1,6% | 5,1% | 17º |
18º | MITSUBISHI | 52.148 | 1,4% | 50.803 | 1,5% | 2,6% | 18º |
19º | MINI | 50.019 | 1,4% | 50.494 | 1,5% | -0,9% | 19º |
20º | SMART | 49.138 | 1,4% | 41.094 | 1,2% | 19,6% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 3.607.258 | 100,0% | 3.435.778 | 100,0% | 5,0% | ... |
EM DEZEMBRO
Com crescimento pelo 4º mês seguido, o mercado alemão emplacou 283.380 veículos novos no último mês de 2019, 19,5% a mais do que há um ano. Repetindo o que fizera há um ano, a BMW (27.544) assumiu a vice-liderança, menos de 3 mil unidades à frente da rival Mercedes (24.796) – no topo, a VW (49.518) cresceu mais do que as duas (+19,2%).
Única em queda no top 10, a Opel (11.219) perdeu mais de 28% dos compradores no período. Situação oposta, por exemplo, à vivenciada pela Suzuki (7.751), que assegurou uma inesperada 12ª posição com 7.751 unidades graças à maior evolução dentre as vinte marcas mais vendidas (+151%).
Acompanhando o mercado, o líder VW Golf (15.360) cresceu pelo 4º mês em sequência. A surpresa ficou com o 2º colocado: em sua melhor posição na história em função de descontos para queima de estoque das últimas unidades da atual geração, o Ford Kuga (8.371) assegurou presença no top 5 pela 3ª vez consecutiva vendendo 2,3 mil unidades a mais do que o Tiguan (6.065), interrompendo uma vice-liderança do VW que já durava desde fevereiro.
O mês foi muito bom para a BMW, que emplacou três modelos na parte de cima da tabela: Série 3 (5.076) em 5º, Série 5 (4.576) em 7º e Série 1 (4.236) em 9º. Destaque para o ótimo resultado do Dacia Duster (4.484), que garantiu o 8º lugar com uma alta de mais de 200% e ficou à frente de um VW Polo (4.114) que perdeu mais de ¼ dos compradores de 2018.
POS. | MODELO | DEZ.19 | % MERCADO | DEZ.18 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 15.360 | 5,4% | 14.046 | 9,4% |
2 | FORD KUGA | 8.371 | 3,0% | 2.123 | 294,3% |
3 | VW TIGUAN | 6.065 | 2,1% | 3.804 | 59,4% |
4 | VW PASSAT | 5.770 | 2,0% | 3.902 | 47,9% |
5 | BMW SÉRIE 3 | 5.076 | 1,8% | 2.827 | 79,6% |
6 | MINI | 5.045 | 1,8% | 4.504 | 12,0% |
7 | BMW SÉRIE 5 | 4.576 | 1,6% | 4.649 | -1,6% |
8 | DACIA DUSTER | 4.484 | 1,6% | 1.447 | 209,9% |
9 | BMW SÉRIE 1 | 4.236 | 1,5% | 4.738 | -10,6% |
10 | VW POLO | 4.114 | 1,5% | 5.652 | -27,2% |
11 | FORD FOCUS | 3.992 | 1,4% | 3.883 | 2,8% |
12 | MERCEDES CLASSE E | 3.817 | 1,3% | 3.460 | 10,3% |
13 | NISSAN QASHQAI | 3.753 | 1,3% | 1.347 | 178,6% |
14 | MERCEDES CLASSE C | 3.686 | 1,3% | 5.490 | -32,9% |
15 | SKODA OCTAVIA | 3.522 | 1,2% | 3.491 | 0,9% |
16 | VW T-ROC | 3.476 | 1,2% | 1.841 | 88,8% |
17 | FIAT 500 | 3.271 | 1,2% | 2.124 | 54,0% |
18 | BMW X1 | 3.171 | 1,1% | 2.838 | 11,7% |
19 | MERCEDES GLC | 3.133 | 1,1% | 2.651 | 18,2% |
20 | SUZUKI VITARA | 3.117 | 1,1% | 487 | 540,0% |
21 | AUDI A4 | 3.016 | 1,1% | 3.374 | -10,6% |
22 | SKODA KODIAQ | 2.845 | 1,0% | 1.501 | 89,5% |
23 | HYUNDAI I30 | 2.835 | 1,0% | 1.999 | 41,8% |
24 | VW T-CROSS | 2.741 | 1,0% | 0 | NOVO |
25 | SMART FORTWO | 2.731 | 1,0% | 1.576 | 73,3% |
26 | AUDI A3 | 2.698 | 1,0% | 2.674 | 0,9% |
27 | SEAT LEON | 2.689 | 0,9% | 2.336 | 15,1% |
28 | HYUNDAI I10 | 2.626 | 0,9% | 1.214 | 116,3% |
29 | FORD FIESTA | 2.564 | 0,9% | 3.142 | -18,4% |
30 | VW CADDY | 2.530 | 0,9% | 2.242 | 12,8% |
31 | MERCEDES CLASSE B | 2.506 | 0,9% | 597 | 319,8% |
32 | MERCEDES CLASSE A | 2.479 | 0,9% | 3.284 | -24,5% |
33 | AUDI A6 | 2.456 | 0,9% | 3.212 | -23,5% |
34 | VW TRANSPORTER | 2.424 | 0,9% | 3.331 | -27,2% |
35 | VW TOURAN | 2.388 | 0,8% | 2.699 | -11,5% |
36 | BMW X3 | 2.356 | 0,8% | 2.307 | 2,1% |
37 | OPEL CROSSLAND X | 2.348 | 0,8% | 1.670 | 40,6% |
38 | RENAULT CLIO | 2.337 | 0,8% | 1.712 | 36,5% |
39 | OPEL CORSA | 2.298 | 0,8% | 3.597 | -36,1% |
40 | SKODA FABIA | 2.251 | 0,8% | 2.588 | -13,0% |
41 | OPEL GRANDLAND X | 2.217 | 0,8% | 1.467 | 51,1% |
42 | DACIA SANDERO | 2.177 | 0,8% | 1.852 | 17,5% |
43 | HYUNDAI I20 | 2.168 | 0,8% | 2.081 | 4,2% |
44 | BMW SÉRIE 2 | 2.149 | 0,8% | 2.779 | -22,7% |
45 | FORD ECOSPORT | 2.087 | 0,7% | 1.289 | 61,9% |
46 | OPEL ASTRA | 2.043 | 0,7% | 2.791 | -26,8% |
47 | SKODA KAROQ | 2.022 | 0,7% | 1.183 | 70,9% |
48 | VW UP | 2.009 | 0,7% | 1.921 | 4,6% |
49 | MERCEDES CLASSE V | 1.970 | 0,7% | 1.640 | 20,1% |
50 | RENAULT CAPTUR | 1.952 | 0,7% | 1.879 | 3,9% |
POS. | MARCA | DEZ.19 | % MERCADO | DEZ.18 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 49.518 | 17,5% | 41.527 | 19,2% |
2 | BMW | 27.544 | 9,7% | 24.859 | 10,8% |
3 | MERCEDES-BENZ | 24.796 | 8,8% | 22.876 | 8,4% |
4 | FORD | 22.664 | 8,0% | 17.711 | 28,0% |
5 | AUDI | 17.590 | 6,2% | 16.636 | 5,7% |
6 | SKODA | 14.256 | 5,0% | 12.370 | 15,2% |
7 | HYUNDAI | 11.399 | 4,0% | 8.518 | 33,8% |
8 | OPEL | 11.219 | 4,0% | 15.594 | -28,1% |
9 | RENAULT | 11.010 | 3,9% | 9.684 | 13,7% |
10 | DACIA | 8.144 | 2,9% | 4.886 | 66,7% |
11 | SEAT | 7.858 | 2,8% | 6.745 | 16,5% |
12 | SUZUKI | 7.751 | 2,7% | 3.092 | 150,7% |
13 | MAZDA | 7.133 | 2,5% | 4.875 | 46,3% |
14 | FIAT | 6.330 | 2,2% | 4.472 | 41,5% |
15 | PEUGEOT | 6.078 | 2,1% | 4.503 | 35,0% |
16 | TOYOTA | 5.603 | 2,0% | 5.053 | 10,9% |
17 | KIA | 5.597 | 2,0% | 4.367 | 28,2% |
18 | NISSAN | 5.208 | 1,8% | 2.571 | 102,6% |
19 | MINI | 5.045 | 1,8% | 4.504 | 12,0% |
20 | CITROËN | 3.782 | 1,3% | 3.285 | 15,1% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 283.380 | ... | 237.058 | 19,5% |
Fonte: Best Selling Cars Blog