A Volkswagen acaba de realizar seu Media Night na Índia, evento que sempre antecede um Salão do Automóvel de importância para a marca. E o primeiro modelo é o Volkswagen Taigun. Não, ele não tem nada a ver com o conceito que vimos no Salão de São Paulo de 2012 (que era baseado no Up!), sendo na verdade uma versão indiana do T-Cross. Outra diferença do modelo é que ele terá o visual usado na China, com uma grade semelhante à do Atlas e Tiguan. Começará a ser vendido no país em 2021.

Galeria: Volkswagen Taigun 2020

O nome Taigun é bem conhecido por aqui por ter sido um prótotipo revelado no Salão de São Paulo 2012. Era um crossover feito com a plataforma do Up!, mas acabou cancelado por ser considerado muito pequeno não só para os brasileiros como também para a Europa. Isso fez com que a Volkswagen ficasse sem um crossover abaixo do Tiguan durante anos, algo que foi sentido pela fabricante nos anos seguintes.

Agora como uma versão do T-Cross para a Índia, o Volkswagen Taigun é muito mais próximo do modelo chinês do que do nosso. Adota a grade reta usada pelo Tiguan e pelo Atlas, além dos faróis e para-choque diferentes. A traseira é igual à do nosso e, curiosamente, as fotos divulgadas mostram uma faixa iluminada que atravessa a tampa – porém, é bem provável que seja apenas para chamar a atenção agora.

A marca diz que mexeu em algumas coisas para que o carro ficasse de acordo com os gostos indianos, como deixar o capô mais angular e muitos detalhes cromados. Essa diferença na inclinação do capô foi o que causou a impressão do teaser revelado a alguns dias ser um outro carro ao invés do T-Cross.

Galeria: VW Taigun - Conceitos Esquecidos

Ele também tem um entre-eixos de 2,65 m (mesmo do brasileiro), ao contrário dos 2,56 m do T-Cross europeu, enquanto o comprimento é de 4,2 m. Uma das diferenças é que será montado com uma versão simplificada da plataforma, chamada MQB A0 IN, que também será usada por um modelo da Skoda.

Outra mudança é que o Taigun terá o motor 1.5 turbo de 130 cv e é possível que ainda conte com o 1.0 TSI de 115 cv. Será oferecido com transmissão manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem e 7 posições. Assim como todas as outras variantes do T-Cross, o modelo indiano só terá tração dianteira.

Volkswagen SUV MQB A0 IN - Teaser

Além do T-Cross, a Volkswagen promete mostrar mais três SUVs no Salão de Nova Déli. Um deles será o I.D. Crozz, crossover elétrico que será rebatizado como ID.4 na versão de produção. Outros teasers mostram o T-Roc, baseado no Golf e um quarto modelo de porte maior. A má notícia é que, no final das contas, o teaser era do Taigun, e não de um modelo menor como a imagem (distorcida) do teaser da semana passada (acima) deixava antever - veja na comparação acima.

Foto: Autocar Índia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com