Janeiro foi embora e levou junto com ele a Fiat Weekend, que por sua vez enterrou o segmento das peruas compactas no Brasil. Após 23 anos de história, a perua derivada do Palio não suportou a pressão dos SUVs e se despediu da linha de montagem de Betim (MG) sem deixar sucessora. Quem também teve seu fim anunciado nesta semana foi a picape Classe X, versão Mercedes da Nissan Frontier que não decolou nas vendas e deixará de ser produzida. No meio dessas despedidas, no entanto, tivemos uma estreia aguardada há 20 anos: a Kia enfim lançou o hatch Rio no Brasil. 

Kia Rio estreia como opção ao HB20

Prometido desde o ano 2000 pela Kia Motors do Brasil, enfim o hatch Rio começa a ser vendido no país. Importado do México, o modelo estreia em duas versões, sempre com motor 1.6 de 130 cv e câmbio automático de 6 marchas, com preços entre R$ 69.990 e R$ 78.990 (versões LX e EX). Derivado da plataforma do Hyundai HB20, inclusive compartilhando da mesma mecânica, o novo coreano agradou na primeira avaliação, especialmente em conforto e acabamento. É uma boa opção para quem não curtiu o design do novo HB20.

 

Fiat Weekend chega ao fim e enterra segmento

Fiat Weekend - Fim da produção

Lançada em 1997 e atualizada diversas vezes, porém mantendo a plataforma do primeiro Palio, a Weekend se despediu da linha de montagem de Betim (MG). Com ela, foi enterrado também o segmento de peruas compactas no Brasil, que foi desmantelado pelos SUVs. Em seu lugar, a Fiat desenvolve um crossover com base no Argo, que deve ser lançado em 2021.

 

Mercedes Classe X tem morte decretada

Mercedes-Benz Classe X

Ela tinha lançamento para o Brasil previsto para 2019, mas desentendimentos entre a Mercedes e a Nissan (mãe do projeto principal, a Frontier) levaram ao cancelamento da produção do modelo na Argentina. Depois, as fracas vendas na Europa não ajudaram e a picape Classe X teve sua morte anunciada para maio, menos de três anos após ser lançada.

 

VW mostra mini SUV que será modelo de entrada

Seguindo os passos da Renault, a VW recorreu à Índia para desenvolver a plataforma mais simples de sua gama, chamada de MQB A00. E o primeiro fruto desta base será um mini SUV com menos de 4 metros de comprimento, que vai dar origem ao modelo de entrada da marca aqui no Brasil. Embora fontes garantam que o visual do carro brasileiro será diferente, ele deve manter o formato básico deste "CrossFox moderno" que começou a ser mostrado na Índia. Vale ficar de olho! 

 

Novo Honda City 1.0 Turbo agrada em primeiro teste

Honda City 2021 (Teste Tailândia)

Enquanto no Japão o novo Fit foi apresentado, na Tailândia é o City de nova geração que está chegando às ruas. E como ambos virão para o Brasil até 2021, mostramos nesta semana como foi o primeiro teste do City 2021 tailandês. Como esperado, o modelo ficou mais silencioso e confortável, mas a grande estrela ficou por conta do motor 1.0 turbo que substituiu o 1.5 aspirado com mais potência (122 cv) e torque (17,6 kgfm). Acesse para ver os números do teste. 

 

Salão da Alemanha não será mais em Frankfurt...

O maior e mais importante Salão do Automóvel do mundo teve seu fim anunciado nesta semana. É que a mostra de Frankfurt, que perdeu expositores e visitantes na última edição, será preterida por outra cidade alemã a partir de 2021. Hamburgo, Berlim e Munique estão na briga para sediar o evento, que também promete se modernizar para reconquistar o público. 

... e Salão de SP coleciona baixas

Por aqui, o Salão de 2020 corre o risco de ser o mais esvaziado da história. Após a baixa da BMW, nesta semana Toyota e Chevrolet confirmaram que também não participarão da mostra. Assim, ambas se juntam à BMW, Mini, Jaguar, Land Rover, Citroën, Peugeot, JAC e Volvo na lista das fabricantes ausentes. E a lista pode aumentar com a Hyundai, que diz ainda estar avaliando sua participação. 

 

Galeria: Kia Rio 2020 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com