Produzida em São Bernardo do Campo (SP), na Unidade de Produção Anchieta, a dupla Volkswagen Polo e Virtus comemora a marca de 300 mil unidades fabricadas desde o lançamento do hatchback em setembro de 2017 – o sedã chegou às concessionárias em janeiro de 2018. Foram os primeiros carros a usar a plataforma MQB-A0 no país e iniciaram o mais recente ciclo de lançamentos da empresa. O marco coincide com o início das vendas do esportivo Polo GTS.

VW Polo e Virtus GTS 2020 - apresentação

Foram fabricadas 180 mil unidades do Volkswagen Polo e mais 120 mil do Virtus. Em breve, a linha de produção ganhará mais um modelo com a arquitetura MQB-A0, o crossover Nivus, que ficará posicionado abaixo do T-Cross e terá design inspirado em cupês. A plataforma também serve de base para o T-Cross, porém este montado em São José dos Pinhais (PR).

“O Polo e o Virtus marcaram o início da maior ofensiva de produtos da marca no Brasil há três anos e são símbolos do surgimento da Nova Volkswagen. Inspirados em pesquisas com clientes brasileiros e com foco na regionalização dos produtos VW, ambos têm conquistado resultados de vendas muito significativos na América Latina”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

De fato, os dois carros têm encontrado uma boa acolhida no mercado brasileiro. O Polo é o segundo carro mais vendido da Volkswagen, sempre próximo do top 5 nacional, embora ainda perca em emplacamentos para o velho Gol. Já o Virtus é o terceiro mais vendido da marca e, por um tempo, chegou a liderar o segmento de sedãs compactos, ultrapassando Honda City e Toyota Yaris Sedan com folga – agora ele tem o Chevrolet Onix Plus como rival, porém o GM soma o Plus Joy (o antigo Prisma Joy).

O momento ainda é marcado por mudanças na linha do Volkswagen Polo. O hatch teve alterações na lista de equipamentos de série na linha 20/20, incorporando itens como painel de instrumentos digital na versão topo de linha Highline (que antes era um opcional). Além disso, a fabricante iniciou neste mês as vendas do Polo GTS, versão esportiva com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas. O Virtus GTS chega em fevereiro.

Galeria: Volkswagen Polo GTS 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com