Agora que a oitava geração do Volkswagen Golf foi revelada, a Audi pode preparar a estreia do novo A3, que utiliza a mesma plataforma do hatch médio da VW, além de compartilhar outras tecnologias e algumas motorizações. Uma fonte ligada à marca revelou ao Motor1.com que a nova geração do A3 será revelada no dia 3 de março (3/3), pouco antes do Salão de Genebra (Suíça) abrir as portas.

Galeria: Flagra: Novo Audi A3

Tenha em mente que estamos falando do Audi A3 Sportback, a versão hatch do carro, pois nossa fonte revela que o A3 Sedan será apresentado posteriormente. Sabemos que não terá uma variante de duas portas, assim como aconteceu com o Golf, por conta da queda na demanda por modelos deste tipo.

Há uma boa chance de que o A3 Sportback seja mostrado no Volkswagen Group Night Preview, um evento que a empresa faz antes dos grandes Salões mundiais para adiantar algumas das novidades. Quando for apresentado, o hatch mostrará uma evolução do design atual, seguindo algumas tendências dos últimos veículos da Audi.

Do lado de dentro, a grande mudança estará no painel, como mostra o flagra do S3 Sportback na galeria abaixo. Perderá a tela que salta para fora do console e irá concentrar a maior parte dos botões no display, enquanto as entradas de ar terão um formato quadrado, no lugar do círculos do modelo atual.

Galeria: Audi S3 Sportback 2021 - Flagras

Falando no S3, apesar do esportivo já aparecer por aí praticamente sem camuflagem, ele não será revelado junto com o A3 no evento da Suíça. A marca deixará a apresentação do rival do Mercedes-AMG A35 e BMW M135i para outro momento. Já o topo de linha RS3 deve aparecer apenas em 2021, mantendo o clássico motor de cinco cilindros.

Vale lembrar que o Audi A3 atual foi o primeiro carro a usar a plataforma modular MQB, sendo revelado no Salão de Genebra de 2012, enquanto o Volkswagen Golf MK7 fez a sua estreia um ano depois. Desta vez, s posições se inverteram, com o Golf 8 aparecendo antes.

No Brasil, o Audi A3 é vendido nas versões Sportback, Sedan e RS3 Sedan. A variante sedã ainda é montada em São José dos Pinhais (PR), mas sua produção irá apenas até o final de 2020. A fabricante ainda não decidiu o que fará a partir do ano que vem, dependendo de definições por parte da matriz na Alemanha para escolher qual carro será feito no complexo paranaense.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com