Se alguém te perguntar qual é o produto Volkswagen mais vendido no mundo? Você pode pensar que no Fusca, no Golf ou até a Kombi, não é? Mas já fazem alguns anos que a sua maior produção e venda não é um carro.

De novo, o best-seller da Volkswagen em 2019 não foi um carro ou uma van. É de fato uma salsicha.

Isso é sério. Desde a década de 1970, a Volkswagen produz salsichas Currywurst em uma unidade de sua fábrica localizada em Wolfsburg, na Alemanha. As salsichas são consumidas principalmente pelos funcionários da empresa, mas também são vendidas em outros lugares.

No ano passado, a Volkswagen produziu 6,2 milhões de carros em suas fábricas em todo o mundo. Enquanto isso, a fábrica de salsichas na propriedade de Wolfsburg produziu 6,8 milhões de salsichas.

Mas por que a Volkswagen, uma das maiores fabricantes de automóveis do planeta, também produz produtos à base de carne? Embora a Volkswagen produza alimentos para seus funcionários na fábrica desde a década de 1930, em 1973 a montadora decidiu que seria mais econômico produzir as salsichas consumidas por seus funcionários no local.

external_image

O sucesso do produto, consumido por dezenas de milhares de funcionários da Volkswagen, levou a marca a oferecer as salsichas em outros países também.

A parte pouco ortodoxa da operação da Volkswagen foi recentemente apresentada por Richard Hammond, apresentador do The Grand Tour, em sua nova série do Discovery, Richard Hammond's Big.

Em uma parte do seu programa, Hammond se une ao processo de produção, fazendo comparações entre a linha de produção de salsichas e a linha de produção de automóveis ao lado.

O ex-apresentador do Top Gear também conhece Sigrid Weinmann, veterana da Volkswagen há 50 anos, que iniciou sua carreira costurando interiores de carros da Volkswagen, antes de acabar trabalhando na fábrica de salsichas.

Curiosamente, a salsicha Volkswagen pode ser encontrada no diretório de peças da Volkswagen. Então, enquanto você procura pára-choques de reposição, faróis e similares, consulte o part number 199398500 - caso você esteja com um pouco de fome.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com