A Itália registrou uma pequena evolução nas vendas de veículos novos em 2019. Foram comercializadas 1.916.320 unidades, 0,3% acima do total do ano anterior. O desempenho poderia ter sido melhor se a Fiat tivesse acompanhado a evolução da maioria das montadoras.
Líder, a marca encerrou o ano com 285.888 unidades, uma queda de quase 40 mil unidades – em relação a 2017, por exemplo, quando emplacou mais de 402 mil unidades, a retração foi de aproximadamente 117 mil unidades. De acordo com o Best Selling Cars, a participação de mercado de 14,9% foi a menor em 60 anos.
Em alta de quase 9%, a vice-líder VW (176.813) encurtou para menos de 110 mil unidades uma desvantagem de quase 260 mil há dois anos. O maior destaque, no entanto, foi a romena Dacia: com 84.087 unidades, a marca do grupo Renault assegurou presença no top 10 pela primeira vez graças a um crescimento de quase 37%, o maior no pelotão de cima.
Após perder espaço em 2018, o Fiat Panda (138.132) reagiu no ano passado (+11,2%) e completou oito anos ininterruptos no topo da preferência dos italianos – a última vez que um modelo diferente liderou foi em 2011, com o Fiat Punto. O Lancia Ypsilon, que havia sido o 4º em 2018, retomou o segundo lugar com um crescimento ainda maior (+21%).
O destaque da Dacia entre as montadoras também se repetiu entre os modelos. Crescendo quase 60%, o Duster – cuja nova geração chega ao Brasil ainda em março – conquistou a preferência de 43.701 consumidores, assumiu a posição de importando mais vendido no país e saltou da 21ª para a 3ª posição, garantindo uma liderança entre os SUVs/crossovers que estava de posse do Fiat 500X (42.554), desta vez 4º colocado.
Estrangeiro nº 1 no mercado italiano entre 2014 e 2015, o Clio (41.792) completou o top 5. A briga pela quinta posição, aliás, foi acirradíssima, com o Jeep Renegade (41.683) e o Citroën C3 (41.646) colados no Renault. Falando na Jeep, pela primeira vez a marca norte-americana do grupo FCA emplacou dois modelos entre os dez primeiros – o Compass, com 35.568, foi o décimo.
Dois modelos da VW também se destacaram no ano passado. Com 39.600 unidades, 67,4% acima do registrado há um ano, o T-Roc subiu de 23º para 8º. Já o T-Cross, único estreante presente no top 30, emplacou 21.373 unidades. O Toyota Yaris, com 36.805 unidades, foi o único oriental presente entre os vinte primeiros.
Mantendo um bom momento comercial por lá, o Ford Ecosport (30.814) se manteve no top 20 pelo 2º ano seguido. Veio da Fiat o destaque negativo: pódio em 2017, o Tipo (26.795) perdeu mais de 1/3 dos compradores de 2018 e encerrou 2019 apenas em 20º. À sua frente, o VW Golf (27.354) recuou 22% - estas foram as duas maiores quedas do top 30.
Ranking dos carros mais vendidos na Itália
POS. | MODELO | 2019 | % MERCADO | 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 18 |
1º | FIAT PANDA | 138.132 | 7,2% | 124.266 | 11,2% | 1º |
2º | LANCIA YPSILON | 58.759 | 3,1% | 48.555 | 21,0% | 4º |
3º | DACIA DUSTER | 43.701 | 2,3% | 27.657 | 58,0% | 21º |
4º | FIAT 500X | 42.554 | 2,2% | 49.931 | -14,8% | 3º |
5º | RENAULT CLIO | 41.792 | 2,2% | 51.628 | -19,1% | 2º |
6º | JEEP RENEGADE | 41.683 | 2,2% | 41.960 | -0,7% | 5º |
7º | CITROËN C3 | 41.646 | 2,2% | 41.678 | -0,1% | 6º |
8º | VW T-ROC | 39.600 | 2,1% | 23.661 | 67,4% | 23º |
9º | TOYOTA YARIS | 36.805 | 1,9% | 39.416 | -6,6% | 11º |
10º | JEEP COMPASS | 35.568 | 1,9% | 38.900 | -8,6% | 12º |
11º | FIAT 500 | 35.493 | 1,9% | 39.885 | -11,0% | 9º |
12º | DACIA SANDERO | 35.340 | 1,8% | 29.459 | 20,0% | 19º |
13º | VW POLO | 34.629 | 1,8% | 41.086 | -15,7% | 7º |
14º | RENAULT CAPTUR | 32.184 | 1,7% | 29.620 | 8,7% | 17º |
15º | FORD FIESTA | 31.791 | 1,7% | 39.681 | -19,9% | 10º |
16º | FORD ECOSPORT | 30.814 | 1,6% | 28.519 | 8,0% | 20º |
17º | PEUGEOT 208 | 30.763 | 1,6% | 33.557 | -8,3% | 15º |
18º | FIAT 500L | 29.414 | 1,5% | 34.064 | -13,7% | 14º |
19º | VW GOLF | 27.354 | 1,4% | 35.472 | -22,9% | 13º |
20º | FIAT TIPO | 26.795 | 1,4% | 40.337 | -33,6% | 8º |
21º | NISSAN QASHQAI | 26.418 | 1,4% | 29.466 | -10,3% | 18º |
22º | SMART FORTWO | 26.034 | 1,4% | 16.405 | 58,7% | 34º |
23º | PEUGEOT 3008 | 25.796 | 1,3% | 24.546 | 5,1% | 22º |
24º | VW TIGUAN | 23.835 | 1,2% | 30.545 | -22,0% | 16º |
25º | PEUGEOT 2008 | 23.621 | 1,2% | 21.980 | 7,5% | 25º |
26º | OPEL CORSA | 22.700 | 1,2% | 22.379 | 1,4% | 24º |
27º | VW T-CROSS | 21.373 | 1,1% | - | NOVO | - |
28º | OPEL KARL | 20.048 | 1,0% | 18.610 | 7,7% | 29º |
29º | MERCEDES CLASSE A | 19.910 | 1,0% | 14.383 | 38,4% | 40º |
30º | OPEL CROSSLAND X | 18.767 | 1,0% | 14.656 | 28,0% | 37º |
Ranking das marcas mais vendidas na Itália em 2019
POS. | MARCA | 2019 | % MERCADO 2019 | 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 18 |
1º | FIAT | 285.888 | 14,9% | 323.383 | -11,6% | 1º |
2º | VOLKSWAGEN | 176.813 | 9,2% | 162.850 | 8,6% | 2º |
3º | FORD | 122.527 | 6,4% | 129.615 | -5,5% | 3º |
4º | RENAULT | 113.924 | 5,9% | 125.143 | -9,0% | 4º |
5º | PEUGEOT | 110.034 | 5,7% | 108.502 | 1,4% | 5º |
6º | OPEL | 96.559 | 5,0% | 95.317 | 1,3% | 6º |
7º | TOYOTA | 90.052 | 4,7% | 87.956 | 2,4% | 7º |
8º | CITROËN | 86.468 | 4,5% | 82.850 | 4,4% | 9º |
9º | DACIA | 84.087 | 4,4% | 61.628 | 36,4% | 11º |
10º | JEEP / DODGE | 81.510 | 4,3% | 84.551 | -3,6% | 8º |
11º | AUDI | 64.445 | 3,4% | 62.780 | 2,7% | 10º |
12º | MERCEDES-BENZ | 62.841 | 3,3% | 61.404 | 2,3% | 12º |
13º | LANCIA / CHRYSLER | 58.753 | 3,1% | 48.559 | 21,0% | 16º |
14º | BMW | 58.127 | 3,0% | 57.145 | 1,7% | 13º |
15º | HYUNDAI | 50.344 | 2,6% | 53.459 | -5,8% | 15º |
16º | KIA | 47.730 | 2,5% | 47.757 | -0,1% | 17º |
17º | NISSAN | 43.122 | 2,3% | 54.617 | -21,0% | 14º |
18º | SUZUKI | 38.273 | 2,0% | 32.947 | 16,2% | 19º |
19º | SMART | 35.278 | 1,8% | 24.622 | 43,3% | 21º |
20º | SEAT | 26.818 | 1,4% | 19.955 | 34,4% | 23º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.916.320 | 100,0% | 1.910.701 | 0,3% | ... |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars