Especulado há aproximadamente dois anos, o projeto que contempla o desenvolvimento de uma inédita perua aventureira parece estar bastante adiantado dentro da Ford. Prova disso vem das movimentações da própria marca em relação ao registro de novas nomenclaturas, conforme revela reportagem do site Ford Authority.


De acordo com a publicação, foi solicitado junto ao órgão de patentes da Europa o batismo "Stormtrak" - algo relacionado à tempestades e tormentas, numa tradução direta do inglês, e ideal para nomear uma station de perfil off-road. Será esta perua responsável por suceder a dupla Fusion/Mondeo, dentro da estratégia da Ford de investir em SUVs e picapes em detrimento dos veículos de passeio.

Galeria: Ford Fusion crossover - Projeção

Pelo que já foi descoberto, a perua chegará ao mercado em algum momento de 2021 e, dada a herança do Fusion/Mondeo, terá alcance comercial global. Tomará como base a plataforma C2 que atualmente sustenta o Focus europeu e terá no visual aventureiro o principal diferencial. No mercado europeu, adotará motor 1.5 turbo acoplado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, além de uma série de opções a diesel. Apesar da proposta off-road, curiosamente não haverá opção de tração integral. No máximo será oferecido algum tipo de sistema eletrônico de controle de tração. O foco será agradar famílias que buscam a versatilidade de um SUV, porém com preços mais competitivos.

Na América do Norte, o principal rival da Stormtrak será a japonesa Subaru Outback, que anualmente vende algo próximo de 200 mil unidades só nos EUA. A expectativa da Ford é aproveitar a força do segmento e o apetite dos consumidores por veículos do tipo, tendo em vista que a demanda por sedãs está cada vez menor. Na Europa, além do Mondeo, a perua também ocupará o lugar das minivans S-Max e Galaxy. 

No Brasil, o lançamento da novidade ainda não foi confirmado, mas desde já o Fusion começa a se despedir do mercado. A produção no México será encerrada no final do ano e há pelo menos 6 meses lojistas não recebem unidades 0km por aqui.

Projeção: Kleber Silva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com