Pelo 2º ano seguido, as vendas de sedãs premium no país encerraram em baixa. As 14.343 unidades de médios e grandes emplacadas em 2019 foram 1,4% inferiores às de 2018. O grande responsável pela retração foi o modelo que comandou as ações nos últimos anos.
Preferido na faixa de entrada entre 2015 e 2018 e nº 1 geral no mercado premium brasileiro no ano passado, o Mercedes Classe C perdeu quase 30% de seus compradores e mais de 10 pontos percentuais de participação de mercado. Quem assumiu o trono deixado pelo modelo de Stturgart foi o novo BMW Série 3. A diferença entre os dois, no entanto, foi pequena: apenas 135 unidades.
Recuperando-se do fraco resultado do ano anterior, o Audi A3 Sedan (2.701) mais uma vez completou o pódio. Modelo que deve brigar pelas primeiras posições ao longo de 2020, o novo Mercedes Classe A conquistou 899 consumidores e superou o Audi A5 (673), que não vendia tanto desde 2015.
Para o A4, no entanto, o ano foi para esquecer. Além de não conseguir acompanhar nem de perto seus principais adversários, o carro-chefe da Audi no mercado alemão ficou fora do top 5 ao emplacar 552 unidades, quase 47% a menos em relação a 2018. A queda só não foi maior do que a registrada pelo Mercedes CLA (517, -63%), que só ganhou nova geração no final do ano.
Também com nova geração nas lojas, o Volvo S60 iniciou a tentativa de mudança de patamar. Destaque negativo no ano anterior, quando ficou na lanterna, o representante sueco encerrou 2019 com 373 emplacamentos, mais do que o dobro do Jaguar XE (164), que até então não conseguiu se mostrar competitivo o suficiente para encarar os rivais alemães.
Entre os modelos maiores, o Série 5 não deu chances aos adversários. Nº 1 pelo 3º ano consecutivo, o BMW emplacou mais do que o dobro do 2º colocado, especialmente por conta do reforço da versão híbrida 530E. Embora com leve retração no período (-2,6%), o Porsche Panamera assumiu a vice-liderança.
A Mercedes viveu momentos antagônicos no ano passado. Ao mesmo tempo em que viu o Classe E (165), líder até 2016, recuar mais de 40% e ficar sob ameaça do Lexus ES (141), também presenciou o CLS, agora em nova geração, saltar de parcas 6 unidades para 67 carros. O Classe S (18), topo de linha da marca, perdeu quase metade dos consumidores de 2018 e caiu de quinto para décimo.
Modelo mais luxuoso da Volvo, o S90 (59) ficou à frente do Audi A6 (37) e do BMW Série 7 (34), que dobrou o número de emplacamentos nos últimos 12 meses. O novo Audi A7, com 23 unidades, entrou no top 10. Dividindo a 11ª posição, os representantes da Jaguar, XF e XJ, emplacaram apenas 7 unidades. Único sul-coreano do ranking, o Hyundai Genesis registrou as mesmas 2 unidades do Maserati Ghibli, que em 2018 havia emplacado mais do que o dobro.
Sedãs Médios Premium |
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POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 3700 | 28,15% | 3268 | 24,12% | 13,22% | 2º |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 3565 | 27,12% | 5041 | 37,20% | -29,28% | 1º |
3º | AUDI A3 SEDAN | 2701 | 20,55% | 1991 | 14,69% | 35,66% | 3º |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 899 | 6,84% | 0 | 0,00% | - | - |
5º | AUDI A5 | 673 | 5,12% | 500 | 3,69% | 34,60% | 6º |
6º | AUDI A4 | 552 | 4,20% | 1041 | 7,68% | -46,97% | 5º |
7º | MERCEDES-BENZ CLA | 517 | 3,93% | 1399 | 10,32% | -63,05% | 4º |
8º | VOLVO S60 | 373 | 2,84% | 68 | 0,50% | 448,53% | 8º |
9º | JAGUAR XE | 164 | 1,25% | 243 | 1,79% | -32,51% | 7º |
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| 13144 | 100,00% | 13551 | 100,00% | -3,00% |
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Sedãs Grandes Premium |
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POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 448 | 37,36% | 307 | 30,85% | 45,93% | 1º |
2º | PORSCHE PANAMERA | 186 | 15,51% | 191 | 19,20% | -2,62% | 3º |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 165 | 13,76% | 287 | 28,84% | -42,51% | 2º |
4º | LEXUS ES | 141 | 11,76% | 32 | 3,22% | 340,63% | 6º |
5º | MERCEDES-BENZ CLS | 67 | 5,59% | 6 | 0,60% | 1016,67% | 12º |
6º | VOLVO S90 | 59 | 4,92% | 24 | 2,41% | 145,83% | 7º |
7º | AUDI A6 | 37 | 3,09% | 41 | 4,12% | -9,76% | 4º |
8º | BMW SÉRIE 7 | 34 | 2,84% | 17 | 1,71% | 100,00% | 9º |
9º | AUDI A7 | 23 | 1,92% | 13 | 1,31% | 76,92% | 11º |
10º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 18 | 1,50% | 35 | 3,52% | -48,57% | 5º |
11º | JAGUAR XF | 7 | 0,58% | 16 | 1,61% | -56,25% | 10º |
12º | JAGUAR XJ | 7 | 0,58% | 18 | 1,81% | -61,11% | 8º |
13º | HYUNDAI GENESIS | 2 | 0,17% | 0 | 0,00% | - | - |
14º | MASERATI GHIBLI | 2 | 0,17% | 5 | 0,50% | -60,00% | 13º |
15º | BMW SÉRIE 6 | 1 | 0,08% | 0 | 0,00% | - | - |
16º | MASERATI QUATTROPORTE | 1 | 0,08% | 3 | 0,30% | -66,67% | 14º |
17º | VOLVO S80 | 1 | 0,08% | 0 | 0,00% | #DIV/0! | - |
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| 1199 | 100,00% | 995 | 100,00% | 20,50% |
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EM DEZEMBRO
Fechando quatro meses seguidos no topo, o BMW Série 3 (517) encerrou 2019 em alta de quase 65% e com mais de 150 unidades de vantagem sobre o vice-líder Mercedes Classe C (351). A marca da estrela ao menos comemorou a presença do Mercedes Classe A (212) no pódio.
Embora próximo do Classe A, o Audi A3 Sedan (200) perdeu fôlego. O destaque, pelo 2º mês consecutivo, ficou por conta do recorde de vendas do Volvo S60 (144), o quinto colocado. O Audi A5, com 113 unidades, não vendia tanto há exatos dois anos. Já o Audi A4, sétimo, emplacou praticamente 1/10 do líder Série 3.
Batido pelo Panamera em novembro, o BMW Série 5 (44) retomou a liderança na faixa superior. O Porsche, com 23 unidades, foi o segundo, mas com números quase 18% inferiores aos de 2018. Surpresa de dezembro, o BMW Série 7 (17) emplacou em um único mês exatamente o total do ano anterior e deixou o Mercedes Classe E (12) em quarto.
Sexto no acumulado, o Volvo S90 (7) foi o quinto no último ranking, deixando para trás o Lexus ES e o Mercedes CLS, empatados com 6 unidades, os Audi A6 (5) e A7 (3) e o lanterna Maserati Ghibli (1).
Sedãs Médios Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 517 | 494 | 314 | 32,11% | 36,62% | 4,66% | 64,65% |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 351 | 271 | 388 | 21,80% | 20,09% | 29,52% | -9,54% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 212 | 72 | 0 | 13,17% | 5,34% | 194,44% | - |
4º | AUDI A3 SEDAN | 200 | 245 | 240 | 12,42% | 18,16% | -18,37% | -16,67% |
5º | VOLVO S60 | 144 | 114 | 0 | 8,94% | 8,45% | 26,32% | - |
6º | AUDI A5 | 113 | 53 | 33 | 7,02% | 3,93% | 113,21% | 242,42% |
7º | AUDI A4 | 53 | 49 | 96 | 3,29% | 3,63% | 8,16% | -44,79% |
8º | MERCEDES-BENZ CLA | 14 | 38 | 23 | 0,87% | 2,82% | -63,16% | -39,13% |
9º | JAGUAR XE | 6 | 13 | 15 | 0,37% | 0,96% | -53,85% | -60,00% |
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| 1610 | 1349 | 1109 | 100,00% | 100,00% | 19,35% | 45,18% |
Sedãs Grandes Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 44 | 35 | 31 | 36,36% | 23,49% | 25,71% | 41,94% |
2º | PORSCHE PANAMERA | 23 | 70 | 28 | 19,01% | 46,98% | -67,14% | -17,86% |
3º | BMW SÉRIE 7 | 14 | 7 | 1 | 11,57% | 4,70% | 100,00% | 1300,00% |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 12 | 12 | 17 | 9,92% | 8,05% | 0,00% | -29,41% |
5º | VOLVO S90 | 7 | 3 | 6 | 5,79% | 2,01% | 133,33% | 16,67% |
6º | LEXUS ES | 6 | 8 | 1 | 4,96% | 5,37% | -25,00% | 500,00% |
7º | MERCEDES-BENZ CLS | 6 | 4 | 0 | 4,96% | 2,68% | 50,00% | - |
8º | AUDI A6 | 5 | 3 | 5 | 4,13% | 2,01% | 66,67% | 0,00% |
9º | AUDI A7 | 3 | 6 | 2 | 2,48% | 4,03% | -50,00% | 50,00% |
10º | MASERATI GHIBLI | 1 | 1 | 1 | 0,83% | 0,67% | 0,00% | 0,00% |
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| 121 | 149 | 92 | 100,00% | 100,00% | -18,79% | 31,52% |
Fonte: Fenabrave