Depois de devidamente apresentado em versões convencionais, o Volkswagen Golf de oitava geração se apronta para estrear as aguardadas versões esportivas da gama. Entre elas, destaque para a tradicional configuração GTI, que ao que tudo indica será lançada oficialmente em março durante o Salão de Genebra. Detalhes (principalmente mecânicos) ainda são mantidos sob sigilo, mas reportagem recente da revista britânica Car já adianta boa parte das principais informações. Segundo divulgado, o Golf apimentado será equipado com o mesmo motor 2.0 TSI da sétima geração, mas com atualizações importantes, incluindo a adoção de um sistema híbrido-leve de 48 volts.

Galeria: Novo Volkswagen Golf GTI - Flagra

O GTI padrão, por exemplo, renderá 235 cv de potência e poderá virá equipado com transmissão manual de 6 marchas ou automatizada DSG de dupla embreagem e 7 posições. A revista adianta que a aceleração de 0 a 100 km/h ficará na casa dos 6,1 segundos, tempo otimizado graças à redução de peso e à melhorias na aerodinâmica. A velocidade máxima será de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Um degrau acima haverá o GTI Cup, que ocupará o lugar do antigo TCR. Neste caso, renderá 290 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo, disponíveis entre 1.600 e 4.300 rpm. No visual, se diferenciará do GTI padrão pelo kit aerodinâmico mais agressivo, menor altura em relação ao solo, rodas maiores, freios otimizados, entre outros. A velocidade máxima neste caso será de 265 km/h.

Por fim, a variante esportiva mais poderosa será a conhecida R, posicionada no topo de gama. Terá o mesmo motor 2.0 TSI, mas com rendimento de 332 cv e torque de 40,7 kgfm. Neste caso, a aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 4,3 segundos. A tração será integral e o câmbio apenas DSG de dupla embreagem. Ao contrário do GTI, o R não será lançado neste primeiro semestre - apenas no final do ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com