O Motor1.com Brasil agora tem uma área de colunistas. Selecionamos nomes de relevância para falar com você, nosso leitor, sobre diversos assuntos. A Tonimek, oficina com 50 anos de experiência, é a nossa parceira para conversar sobre manutenção, reparação, conservação, peças e tudo que envolve este mundo. Conheça agora o Marcel e a história da Tonimek!

---

O coração pode bater acelerado por diversos motivos e um deles é a paixão pelos automóveis. Não importa a cor, a marca ou modelo. Ao redor do mundo, há admiradores e apaixonados por seu fabricante favorito. Alguns são unânimes, outros nem tanto, mas uma coisa é certa: esse amor e paixão são para a vida toda.

Sou só mais um entre milhões de apaixonados sonhando um dia poder girar a chave do lado esquerdo (de um belo Porsche). Não importa se o carro é prata, preto, azul banana ou de qualquer outra cor, mas sim como você naturalmente reage diante de algo que faz seus olhos brilharem e seu coração bater mais forte.

Meu primeiro amor foi um Fiat Uno S 1988 vermelho Ferrari. Lembro claramente de, depois de já ter saído para um compromisso com outro carro, insistir ao meu pai para voltarmos e trocarmos pelo meu preferido. Eu fazia questão de estar naquele carro.

Aos 12 anos, realmente me apaixonei. Depois de ler e devorar todo o conteúdo de uma famosa revista, nunca mais parei de buscar informações e aprender sobre tudo que envolve o automóvel. Tecnologia, motores, potência e aceleração são o que realmente importam para mim. E a beleza? Existe alguma coisa mais linda que esta?

Quando nasci, o sustento do lar já era baseado nesse amor e trabalho pelo meu pai, mecânico chefe da DKW-Vemag entre os anos de 1961 a 1967. Trabalhou não só na fábrica, mas também cuidando dos câmbios nas incansáveis Mil Milhas de Interlagos – e viu de perto ícones como Emerson Fittipaldi, Bird Clemente, Carol Figueiredo, entre outros. Veja um pouco dessa história no vídeo abaixo, contado pelo meu próprio pai.

Atualmente, nessa segunda geração junto com meu amado irmão, trabalhamos com amor e dedicação no reparo de automóveis. De motores fundidos a restaurações completas, crescemos nutrindo nossa relação com os automóveis. Com mais de 20 anos na oficina, fizemos muitos amigos e pessoalmente já queimamos muita gasolina e borracha. Está no sangue e no pé direito.

A partir de hoje, compartilharei quinzenalmente aqui no Motor1.com Brasil tudo o que envolve o reparo e manutenção dessa paixão. Por isso convidamos você, leitor, a comentar ou indicar quais temas gostaria que fosse tratado nessa coluna. Estaremos, colunista e leitores, plugados em um único interesse: dividindo experiências, informações, conhecimentos e novidades.

Muito prazer, sou o Marcel Romanholi, da oficina Tonimek.

A Tonimek é parceira do Motor1.com Brasil. Com 50 anos de experiência, atua na área de reparação e manutenção automotiva. Para mais informações, acesse www.tonimek.com.br ou o canal no YouTube.

Galeria: Oficina Tonimek

Envie seu flagra! flagra@motor1.com