A Volkswagen aproveita a temporada de verão na Argentina para apresentar a Amarok V6 Black Style, a nova versão topo de linha da picape. Fabricada em Pacheco, no país vizinho, o modelo é o primeiro a ter a versão mais forte do motor 3.0 V6 turbodiesel, agora com 258 cv (contra 224 cv de antes). Isso a torna a picape média mais potente do mercado.
A novidade, de acordo com o Argentina Autoblog, que entrevistou executivos da VW, é que as demais versões da Amarok V6 2020 (Highline e Extreme) também terão o motor repotenciado a partir de março naquele mercado. Como a picape vendida no Brasil vem exatamente da Argentina, isso significa que o lançamento por aqui deverá acontecer pouco tempo depois - embora oficialmente a VW negue que a mudança vá ocorrer por aqui.
Afora a versão a nova topo de linha Black Style, com pintura totalmente preta (incluindo para-choques e santo-antônio), a Amarok V6 mais potente não traz nenhuma diferenciação visual ou de equipamentos. Segue também equipada com tração 4x4 permanente 4Motion e câmbio automático de 8 marchas sem reduzida.
A principal atração, o motor V6, recebeu uma nova programação eletrônica para elevar a potência de 224 cv para 258 cv (com pico de 272 cv no overboost) e o torque de 56,1 para 59,2 kgfm. As versões V6 ganham cada vez mais relevância dentro do portfólio da Amarok, sendo que na Argentina elas já representam 20% das vendas. Em nosso teste, o modelo de 224 cv acelerou de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, marca que a deixa como a mais rápida da categoria.
Preços serão conhecidos na época do lançamento. Hoje, a Amarok V6 Highline custa R$ 199.280 e a Extreme sai por R$ 210.280. Ainda não sabemos se a versão Black Style será ofertada em nosso mercado.
A Amarok V6 de 258 cv será apenas mais uma das novidades da VW previstas para 2020 no Brasil. Antes dela, chegam agora em janeiro os esportivos Polo e Virtus GTS e, depois, o crossover Nivus e o chamado projeto Tarek, SUV médio rival do Compass que deverá ser mostrado no Salão do Automóvel em novembro. Também é esperada a chegada do novo Golf 8, importado da Alemanha nas versões esportivas GTI e GTE (híbrida plug-in).
Fotos: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Possl Roadstar X é a sua casa em qualquer lugar
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford Ranger Raptor pode ser "chipada" de fábrica e alcançar até 460 cv