A tecnologia continua transformando o mundo automotivo. Telas, sensores e sistemas de direção semiautomática agora alimentam, navegam e protegem os carros de hoje e seus ocupantes. Montadoras e fornecedores continuam sonhando com novas maneiras de aprimorá-los, e um lugar para você ver essas inovações é na CES, em Las Vegas. A Bosch, por exemplo, mostra para-sol que é mais do que um pedaço duro de plástico embrulhado em tecido - é uma tela de cristal líquido transparente que pode bloquear seletivamente a luz do sol e o brilho, sem comprometer a visibilidade frontal. A Bosch chama isso de Viseira Virtual.

O órgão americano de trânsito (NHTSA) cita em relatórios que milhares de acidentes acontecem todos os anos relacionados ao brilho do sol. De acordo com a Bosch, o sol causa o dobro de acidentes de carro devido à cegueira temporária em comparação com qualquer condição relacionada ao clima. A solução da Bosch foi repensar o visor solar tradicional, que permanece inalterado há quase 100 anos.

A Viseira Virtual é mais do que apenas o LCD. Ele pode conectar-se ao motorista ou sistema de monitoramento de ocupantes e, em seguida, usar inteligência artificial para localizar e analisar o rosto do motorista, identificar as sombras nele e escurecer a seção da tela através da qual a luz do sol brilha nos olhos do motorista, deixando o resto a viseira transparente.

Galeria: Novo visor solar da Bosch

No início do desenvolvimento da viseira, a equipe da Bosch que trabalhava no projeto descobriu que os motoristas ajustam as viseiras para projetar sombras nos olhos. "Essa percepção foi profunda", disse Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do Norte e um dos co-criadores do Virtual Visor.

O Visor Virtual é um dos destaques da Bosch na CES 2020 que acontece em Las Vegas, onde foi homenageado como o Melhor da Inovação no CES 2020 Innovation Awards para a categoria Entretenimento e Segurança no Veículo. Pode não parecer que a viseira solar precise de uma reinvenção, mas à medida que a tecnologia avança, novas soluções se apresentam para coisas que talvez nunca tenhamos considerado um problema.

Galeria: Novo visor solar da Bosch

Envie seu flagra! flagra@motor1.com