A Mercedes-Benz visualiza um futuro onde as pessoas e realidade virtual se fundem em uma conexão sem precedentes. Parece história de filme. E é exatamente isso. A montadora alemã quer trazer a visão do filme de James Cameron, Avatar, para as ruas. Inspirado nos principais pontos do filme - como a conexão entre homem, máquina e a natureza e o sonho de uma sociedade onde os três vivem juntos em perfeita sintonia - a fabricante alemã apresentou o Vision AVTR Concept na CES. 

O Mercedes-Benz Vision ATVR Concept (Advanced Vehicle Transformation) tem grande influência do filme original. Similar a conexão dos Na´vi com os Banshee (lembra?), o Vision AVTR atua como um "organismo vivo" que se conecta com os usuários e sente o mundo ao seu redor. 

Mercedes Vision AVTR Concept
Mercedes-Benz Vision AVTR Concept
Mercedes-Benz Vision AVTR Concept

Coloque sua mão no controle central e o carro lê seu pulso. A grande tela central, aliás, permite que você viaje virtualmente para uma ilha distante - seja na terra de Pandora ou em algum lugar do planeta. Luzes e elementos de estilo do interior imita as casas Na´vi e redes de folhas onde dormem. Os bancos, painel e assoalho são de um novo material reciclado "Dinamica" e couro "Karoon", que é uma rede de madeira sustentável vinda da Amazônia. E você deve ter percebido, ele não tem volante.  

O exterior do Vision AVTR Concept é um esportivo de quatro portas baixo. E também simula a respiração e movimentos das criaturas de Pandora, como um Banshee. Um conjunto de 33 flaps na traseira do carro se movem em sincronia e mudam a aerodinâmica nas ruas e estradas. Luzes pulsativas na dianteira e traseira e rodas leves iluminadas lembram madeira, dizem os designers da Mercedes-Benz. 

Mercedes Vision AVTR Concept Presentation

A Mercedes-Benz prevê um mundo com baterias orgânicas feitas com materiais recicláveis. O Vision AVTR tem baterias de 110 kWh com células de grafeno orgânico, completamente livre de metais raros. Apesar de ser um conceito, o Mercedes diz que o Vision AVTR produz 470 cv e tem autonomia de mais de 700 km. Ele pode se movimentar de lado, aumentando a mobilidade. 

Galeria: Mercedes-Benz Vision AVTR Concept