Este é o primeiro flagra do SUV compacto que a Fiat prepara para lançar em 2021. O flagra foi feito pelo perfil Garagem 195 do Instagram numa rodovia em Campinas, no interior paulista, e mostra o modelo ainda bastante camuflado rodando em testes ao lado do futuro Jeep de 7 lugares, que está sendo desenvolvido para ser lançado também no ano que vem.

Faz tempo que a Fiat do Brasil deseja um SUV compacto para chamar de seu. Houve uma grande expectativa pela nacionalização do 500X europeu (irmão de projeto do Jeep Renegade), mas a FCA decidiu não criar concorrência para o modelo da Jeep por aqui. A opção da Fiat local foi desenvolver dois modelos de portes e visual um pouco diferentes. Este do flagra é o modelo compacto derivado da plataforma do Argo. 

Fiat SUV - Projeção
Fiat SUV - Projeção

Projeções antecipam SUV abaixo do Renegade com teto curvo e elementos vindos da Toro

Como antecipado pelo Motor1.com em setembro do ano passado, quando publicamos projeções baseadas num mocape exibido no centro de estilo da FCA em Betim (MG), o SUV compacto terá porte um pouco inferior ao do Jeep Renegade, com desenho mais urbano e esportivo. Virá com traços inspirados no Argo e na Toro na dianteira, enquanto o teto será levemente curvado e terá pintura diferente da carroceria, incluindo a coluna traseira e um generoso spoiler sobre o vidro.

 

A camuflagem pesada revela que a fase de testes ainda está no começo, mas já é possível ter uma ideia do porte do modelo e das linhas do teto e posição das lanternas. A ideia da Fiat com esse SUV é vendê-lo abaixo do Renegade para brigar com Nissan Kicks, Honda WR-V e o futuro VW Nivus. Usará uma arquitetura evoluída do Argo e já virá com o novo motor 1.0 Firefly turbo com cerca de 120 cv, ligado a um também inédito câmbio automático do tipo CVT - até o lançamento, este conjunto já deve equipar o hatch. 

O segundo SUV da Fiat terá um posicionamento mais familiar, com porte um pouco superior. Tudo levava a crer que esse modelo seria a versão de produção do conceito Fastback mostrado no Salão do Automóvel de 2018, derivado da Toro. Mas a Fiat diz que ele não passa de um estudo, então será preciso esperar até algum carro de teste sair da toca para termos uma ideia sobre ele. 

Jeep de 7 lugares não é Compass alongado

Junto com o SUV da Fiat, também foi a primeira vez que o SUV de 7 lugares da Jeep foi avistado com a carroceria definitiva (antes ele estava sendo testado sob a carroceria alongada de um Compass). E nossas fontes que diziam que ele teria visual próprio estavam corretas, como é possível notar pela dianteira diferente e, principalmente, pelo longo entre-eixos. Repare como a porta traseira é grande, para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos. 

A expectativa é que a Jeep lance o modelo em 2021, nas versões flex e diesel. A primeira deverá ser equipada com o novo motor 1.3 Firefly turbo, com cerca de 180 cv de potência e câmbio automático de 6 marchas, enquanto a segunda terá uma versão atualizada do atual 2.0 Multijet (usado no Compass e Renegade), com câmbio automático de 9 marchas e tração integral. 

Fotos: Reprodução Garagem 195 

Projeções: João Kleber Amaral 

Galeria: Flagra: Fiat Argo SUV e Jeep de 7 lugares

Envie seu flagra! flagra@motor1.com