A Volkswagen comemorou uma conquista importante neste mês: 250 mil carros eletrificados vendidos, com uma unidade do e-Golf. O hatch médio é o mais bem sucedido modelo desse tipo da empresa, com 100 mil unidades comercializadas desde o lançamento em 2014, seguido pelo e-Up! com 21 mil unidades vendidas desde 2013. O híbrido plug-in mais popular da empresa é o Golf GTE, lançado em 2014 junto com o e-Golf e com 51 mil unidades entregues, seguido pelo Passat GTE com 46 mil unidades.

Agora a fabricante quer ver este número crescer ainda mais, não só com o hatch ID.3 (que irá substituir o e-Golf) como também com uma linha completa de EVs e híbridos plug-in para todo o Grupo Volkswagen. Um deles será o primeiro crossover elétrico a usar a plataforma MEB e que será apresentado em 2020.

Volkswagen I.D. Crozz II Concept

Adiantado em 2017 pelo conceito ID. Crozz, o SUV elétrico foi confirmado novamente pela Volkswagen para 2020, em um comunicado enviado nesta sexta-feira (27) para a imprensa. A fabricante alemã espera começar a produção do novo modelo na fábrica em Zwickau (Alemanha), onde o hatch ID.3 é feito. Outros modelos elétricos com a plataforma modular MEB serão feitos na fábrica chinesa em Anting.

Enquanto a Volkswagen ainda não dá detalhes sobre a versão de produção do ID. Crozz, diversas publicações dizem que ele será batizado como ID.4. Ele já foi mostrado algumas vezes como protótipo em diversos eventos. Até o momento, o modelo de produção só está confirmado para a Europa e a China, embora rumores digam que será feito também nos EUA, sendo o primeiro modelo elétrico da VW a chegar ao país.

O SUV elétrico também tem grandes chances de chegar ao Brasil. Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, não esconde a vontade de trazer um carro elétrico da marca ao país, mas revelou que Motor1.com que tanto o ID.3 quanto o e-Up! tem um problema de altura do solo. Eles teriam que ser levantados alguns centímetros para não correr o risco de raspar as baterias, já que temos muito mais lombadas, valetas e buracos. Este problema não existirá com o ID.4, já que é um crossover e, naturalmente, terá uma suspensão mais alta.

A dupla ID.3 e ID.4 será a base para que a Volkswagen alcance a meta de vender 1 milhão de carros elétricos até o fim de 2023 (dois anos antes do que a fabricante esperava). Até a metade da próxima década, a empresa espera construir 1,5 milhão de veículos elétricos. Para alcançar este objetivo ambicioso, o grupo alemão investirá 11 bilhões de euros (R$ 49,6 bilhões) na Volkswagen, e mais 22 bilhões de euros (R$ 99,2 bilhões) nas demais marcas do conglomerado, como Audi e Porsche.

Galeria: VW I.D. Crozz II Concept