Apesar de ser considerado um dos veículos mais antigos ainda em produção no mundo, o clássico Lada Niva ainda está apto a receber atualizações. Prova disso é o lançamento da linha 2020 do modelo com novidades estéticas e até de nomenclatura.

Conforme anunciado pela marca russa, a nova gama começará a chegar às concessionárias nas próximas semanas sob o batismo 4x4 e equipada com uma série de melhorias no acabamento interno. Os novos preços não foram divulgados, mas certamente serão mantidos na faixa atual que começa em 493.900 rublos (cerca de R$ 32.213 numa conversão direta). "É o SUV mais acessível do mercado russo", destaca a marca.

Galeria: Lada 4x4 2020 (Niva)

Por fora, a atualização mais notável é a adoção de faróis de neblina integrados ao para-choque dianteiro para o nível de acabamento Urban. Na cabine, os destaques ficam por conta dos novos comandos do sistema de ar-condicionado (revisado com dutos de ar reprojetados para aumentar o desempenho do sistema), porta-luvas com espaço extra e porta-copos instalados no túnel do assoalho. Completam o pacote bancos redesenhados e equipados com um novo mecanismo de rebatimento, assim como a função de aquecimento.

Sob o capô, segue sem alterações o motor 1.7 a gasolina de 84 cv sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. Como o próprio novo nome do carro sugere, o sistema de tração é 4x4, acionado por alavanca e com reduzida. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 17 segundos e velocidade máxima de 142 km/h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com