Após anunciar sua participação na Stock Car a partir de 2019, a Toyota revela que sua entrada na principal categoria do automobilismo nacional é só o começo. Através da Toyota Gazoo Racing Brasil, a fabricante pretende expandir a ação de sua divisão esportiva por toda a América Latina e irá participar de mais ações e campeonatos, além de confirmar lançamento de mais produtos – os mais cotados são um Yaris ou um Corolla preparado pela Gazoo Racing.

Para competir na Stock Car, a Toyota Gazoo Racing irá fornecer o carro para as equipes Full Time Sports, RCM e Ipiranga Racing. Os pilotos devem ser Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Rafael Suzuki (ainda não confirmado) e Matías Rossi pela Full Time; Ricardo Zonda e Bruno Batista na RCM; e Bia Figueiredo e Thiago Camillo pela Ipiranga Racing. No total, a montadora japonesa terá oito carros na categoria.

Outra ação da Toyota é a criação do Young Drivers Academy GR, um programa de desenvolvimento para jovens pilotos. Ele já está funcionando desde as três últimas corridas da Stock Car e continuará na temporada 2020. Os escolhidos fazem testes com o Toyota Yaris e o novo Corolla, ambos sem alterações mecânicas. O melhor receberá uma licença para correr na temporada 2020 da Stock Car Light.

Linha esportiva

Galeria: Toyota Hilux GR-S - Salão de SP 2018

Além de participar do automobilismo no Brasil e no resto da América Latina, uma das apostas da Toyota será a expansão de sua linha de carros preparados pela Gazoo Racing. A divisão trabalha com três tipos de carros: o GR Sport é o de entrada, com um visual esportivo e, no máximo, um novo ajuste de suspensão; em seguida vem a versão GR, esta sim com modificações para deixar o carro mais rápido; e, por fim, a variante GRMN, topo da linha e que foi feita para competir nas pistas, entregando o máximo de desempenho possível.

O primeiro modelo já foi lançado, a picape Hilux GR Sport, primeiro apenas com motor diesel e agora com uma versão V6 a gasolina. Executivos da marca na Argentina adiantam que a Gazoo Racing já trabalha em um modelo que será lançado na região em 2020 e dizem que estão entre duas opções: um Corolla ou um Yaris – sendo que este último receberia um motor turbo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com