Depois de realizado o anúncio oficial da produção na Argentina, a nova geração do Peugeot 208 passou a circular em testes finais pelo país de maneira, digamos, mais livre. Sem qualquer disfarce, a unidade acima foi fotografada por um leitor do Argentina Autoblog nos arredores da fábrica de El Palomar e acabou deixando à mostra algumas diferenças em relação ao equivalente comercializado na Europa. O exemplar em questão, vale lembrar, já é uma unidade pré-série, que está entre as primeiras montadas localmente para validar a qualidade dos processos de montagem. Aparenta, inclusive, ser da versão Active, posicionada no acesso da gama.

Galeria: Peugeot 208 2019

Numa rápida comparação, notamos que a silhueta é idêntica à do modelo europeu: um hatchback de quatro portas para o segmento B e desenvolvido sobre a plataforma CMP. No entanto, notamos diferenças: por se tratar de uma variante básica, não há o típico spoiler preto da versão Allure ou os para-lamas pretos da GT-Line. Além disso, a altura em relação ao solo é visivelmente maior e justificada pela necessidade de adaptação às condições das estradas sul-americanas.

Por fim, nota-se a ausência da luz de neblina central traseira, localizada na parte inferior do para-choque. O item é marca registrada da família 200 da Peugeot desde o 206 e ganhou fama no Brasil pelo fato de invariavelmente ser usada pelos donos, mesmo em situações de sol latente e sem qualquer sinal de neblina.

Novo Peugeot 208 - Flagra
Novo Peugeot 208 no Salão de Genebra

Na Argentina, as versões de acesso terão motor 1.2 12V com potência na gasolina de 82 cv, o mesmo do 208 atual. Terá três cilindros, injeção no coletor e algo em torno de 12 kgfm de torque, sendo sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. Nas versões intermediárias, marcará presença o conhecido 1.6 16V, que com gasolina rende 115 cv e 15,5 kgfm de força. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automático Aisin de 6 relações. Já nos acabamentos de topo, a novidade será uma versão turbinada do 1.2 12V, neste caso com injeção direta, potência de 130 cv e torque na casa dos 20,4 kgfm. O câmbio será apenas automático, mas ainda não sabemos se a Peugeot usará o AT6 do 1.6 ou o novo AT8 empregado na Europa.

No Brasil, a expectativa é que apenas a última opção seja oferecida. Isso porque o 208 atual, fabricado em Porto Real (RJ), seguirá em linha como opção de entrada, enquanto o novo será posicionado como rival direto do Volkswagen Polo e do Toyota Yaris. A chegada às lojas acontecerá no segundo semestre de 2020.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com