Praticamente em empate técnico com o varejo pela 1ª vez, as vendas diretas representaram nada menos do que 49,51% do total emplacado em novembro (230.923 unidades). Assim como havia ocorrido em outubro, Fiat (18,95%) e Volkswagen (18,03%) ficaram à frente da Chevrolet (16,85%). A Renault, com 12,05%, recuperou a posição perdida para a Ford (9,05%) no último ranking.
Repetindo as mesmas posições do mês anterior, Chevrolet Onix (8.121) e Jeep Renegade (4.775) foram os campeões de vendas entre os automóveis. Quarto nos dois últimos meses, o VW Gol (4.583) subiu uma posição. Novamente no top 5 e com mais de 80% de participação em suas vendas totais – a maior do top 10 -, o Jeep Compass (4.296) ficou à frente do Fiat Argo (4.112). O Ford Ka (4.082), que havia sido o quinto há algumas semanas, caiu para sexto.
O novato Chevrolet Onix Plus (3.935), menos de 200 unidades à frente do Ford Ka Sedan (3.740), assumiu a liderança entre os modelos três-volumes. A surpresa ficou por conta do T-Cross: com 3.550 unidades, o mais recente VW chegou ao top 10 com quase 57% de vendas diretas. O Nissan Kicks (3.020), em 10º, chegou praticamente aos 60%.
Reforçando a sua força no varejo, os Hyundai HB20 (1.921) e HB20S (556) foram apenas 19º e 34º colocados, respectivamente. Na mesma situação, o Toyota Corolla (572) figurou numa modesta 33ª posição. Único premium do top 50, o Audi Q5 (214) emplacou quase 90% de todas as suas unidades através de vendas diretas.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | NOV 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 8.121 | 42,33% | 19.184 |
2º | JEEP RENEGADE | 4.775 | 76,61% | 6.233 |
3º | VW GOL | 4.583 | 69,72% | 6.573 |
4º | JEEP COMPASS | 4.296 | 82,62% | 5.200 |
5º | FIAT ARGO | 4.112 | 49,72% | 8.270 |
6º | FORD KA | 4.082 | 45,52% | 8.968 |
7º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.935 | 48,63% | 8.092 |
8º | FORD KA SEDAN | 3.740 | 72,49% | 5.159 |
9º | VW T-CROSS | 3.550 | 56,75% | 6.256 |
10º | NISSAN KICKS | 3.020 | 59,98% | 5.035 |
11º | RENAULT LOGAN | 2.936 | 90,98% | 3.227 |
12º | VW POLO | 2.832 | 39,51% | 7.168 |
13º | RENAULT KWID | 2.521 | 41,95% | 6.009 |
14º | RENAULT SANDERO | 2.501 | 57,00% | 4.388 |
15º | VW VIRTUS | 2.112 | 50,24% | 4.204 |
16º | RENAULT CAPTUR | 2.099 | 73,99% | 2.837 |
17º | RENAULT DUSTER | 2.068 | 75,23% | 2.749 |
18º | CHEVROLET SPIN | 2.060 | 69,43% | 2.967 |
19º | HYUNDAI HB20 | 1.921 | 23,86% | 8.050 |
20º | VW VOYAGE | 1.908 | 87,16% | 2.189 |
21º | HYUNDAI CRETA | 1.827 | 39,63% | 4.610 |
22º | FIAT UNO | 1.440 | 92,78% | 1.552 |
23º | FORD ECOSPORT | 1.401 | 43,63% | 3.211 |
24º | FIAT MOBI | 1.186 | 31,42% | 3.775 |
25º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.030 | 69,59% | 1.480 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 883 | 34,12% | 2.588 |
27º | FIAT DOBLÒ | 859 | 90,80% | 946 |
28º | CITROËN C4 CACTUS | 826 | 60,82% | 1.358 |
29º | CHEVROLET COBALT | 790 | 87,97% | 898 |
30º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 649 | 40,46% | 1.604 |
31º | CHEVROLET PRISMA | 613 | 22,34% | 2.744 |
32º | TOYOTA YARIS HATCH | 612 | 18,29% | 3.347 |
33º | TOYOTA COROLLA | 572 | 12,54% | 4.560 |
34º | HYUNDAI HB20S | 556 | 21,42% | 2.596 |
35º | NISSAN VERSA | 494 | 28,70% | 1.721 |
36º | VW FOX | 464 | 17,51% | 2.650 |
37º | PEUGEOT 208 | 416 | 78,20% | 532 |
38º | TOYOTA ETIOS HATCH | 415 | 26,50% | 1.566 |
39º | FIAT SIENA | 407 | 38,54% | 1.056 |
40º | VW TIGUAN | 397 | 37,99% | 1.045 |
41º | PEUGEOT 2008 | 392 | 48,22% | 813 |
42º | FIAT CRONOS | 376 | 17,12% | 2.196 |
43º | HONDA FIT | 358 | 23,07% | 1.552 |
44º | HONDA WR-V | 355 | 29,34% | 1.210 |
45º | TOYOTA SW4 | 348 | 31,15% | 1.117 |
46º | VW UP | 257 | 20,49% | 1.254 |
47º | HONDA CITY | 223 | 24,40% | 914 |
48º | AUDI Q5 | 214 | 88,07% | 243 |
49º | HONDA HR-V | 209 | 4,39% | 4.762 |
50º | VW JETTA | 203 | 35,93% | 565 |
Sem surpresas, a Fiat dominou o ranking de comerciais leves. Strada (6.161) e Toro (5.305) tiveram mais de 84% de suas vendas via fabricante. Acima dos 90%, a VW Saveiro (3.208) fechou o pódio com mais do que o dobro registrado pela Chevrolet S10 (1.600), a menos dependente da modalidade dentro do top 5, completado pela Fiat Fiorino (1.243).
Quarta em outubro, a Ford Ranger (1.077) caiu para o sétimo lugar, ultrapassada pela Renault Duster Oroch (1.171) e por pouco também não perde a posição para a Toyota Hilux (1.074). À frente da Chevrolet Montana (979), a VW Amarok (1.036) emplacou 2/3 de suas unidades através de faturamento direto.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | NOV 19 |
1º | FIAT STRADA | 6.161 | 96,09% | 6.412 |
2º | FIAT TORO | 5.305 | 84,46% | 6.281 |
3º | VW SAVEIRO | 3.208 | 93,26% | 3.440 |
4º | CHEVROLET S10 | 1.600 | 61,02% | 2.622 |
5º | FIAT FIORINO | 1.243 | 80,35% | 1.547 |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.171 | 83,11% | 1.409 |
7º | FORD RANGER | 1.077 | 61,40% | 1.754 |
8º | TOYOTA HILUX | 1.074 | 33,30% | 3.225 |
9º | VW AMAROK | 1.036 | 67,93% | 1.525 |
10º | CHEVROLET MONTANA | 979 | 90,23% | 1.085 |
11º | FIAT DUCATO | 497 | 92,21% | 539 |
12º | RENAULT MASTER | 466 | 72,36% | 644 |
13º | MITSUBISHI L200 | 431 | 42,93% | 1.004 |
14º | NISSAN FRONTIER | 338 | 52,00% | 650 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 231 | 95,85% | 241 |
16º | CITROËN JUMPY | 152 | 95,00% | 160 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 112 | 84,21% | 133 |
18º | HYUNDAI HR | 67 | 16,03% | 418 |
19º | IVECO DAILY 35S14 | 57 | 30,98% | 184 |
20º | VW EXPRESS | 49 | 14,24% | 344 |
21º | CITROËN BERLINGO | 33 | 86,84% | 38 |
22º | PEUGEOT BOXER | 16 | 94,12% | 17 |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 10 | 13,51% | 74 |
24º | RAM 2500 | 7 | 87,50% | 8 |
25º | AGRALE MARRUÁ | 6 | 100,00% | 6 |
26º | CITROËN JUMPER | 5 | 100,00% | 5 |
27º | RENAULT KANGOO | 3 | 100,00% | 3 |
28º | IVECO DAILY | 1 | 100,00% | 1 |
29º | JAC V260 | 1 | 4,76% | 21 |
30º | KIA K2500 | 1 | 0,57% | 176 |
Fonte: Fenabrave