O novo Volkswagen Golf de oitava geração pode chegar ao Brasil já em 2020. Em conversa com o presidente da marca para a América Latina, Pablo Di Si, a reportagem do Motor1.com aproveitou para questionar o executivo sobre a unidade do modelo que foi flagrada na Argentina e, mais do que isso, sobre a suposta informação da rede de que o hatch chegaria tanto ao nosso mercado quanto ao mercado argentino no ano que vem. 

Sempre muito solícito com a imprensa, Di Si falou que é normal testar os carros aqui na América do Sul mesmo que não venham para cá. "Nossas condições de rodagem servem para avaliar carros que vão para a China, África e alguns mercados da Europa oriental, por exemplo", revelou o executivo. No entanto, quando questionado sobre a efetiva vinda do Golf 8 ao Brasil já em 2020, Di Si desconversou. "Não vou confirmar, mas também não vou dizer que não vem", brincou, em meio a risos. 

Volkswagen Golf 8 2019

Não seria uma estratégia inédita. Afinal, o Golf 7 veio ao Brasil apenas um ano depois de ser lançado na Alemanha. Foi mostrado no Salão de Frankfurt de 2012 e veio para cá no segundo semestre de 2013. Os primeiros lotes do modelo vieram da Alemanha, para depois então começar a ser feito no México e, mais tarde, passar a ser produzido em São José dos Pinhais (PR). Desta vez, a VW já declarou que a produção do Golf 8 será totalmente concentrada na Alemanha. Trazê-lo a partir do final do ano que vem, portanto, não seria nenhuma surpresa, ainda mais porque a VW poderia aproveitar o Salão do Automóvel para mostrá-lo ao público. 

Uma diferença é que o Golf 8 virá apenas em versões específicas - e mais caras: a híbrida GTE, cujo modelo atual custa R$ 199.990, e a esportiva GTI, que manterá o motor 2.0 turbo, mas chegará a cerca de 250 cv (30 cv a mais que hoje). A ideia é que ele seja uma vitrine de tecnologia da VW aqui no Brasil. 

Embora tenha mantido boa parte do design do modelo atual, o Golf 8 incorpora diversas inovações em termos de tecnologia. O painel ganhou comandos sensíveis ao toque e o quadro de instrumentos digital passa a ser praticamente integrado à multimídia, como se fosse um único conjunto de telas. Além disso, o hatch também recebeu diversos itens de condução semi-autônoma. Das versões que deverão vir ao Brasil, apenas a GTE já foi mostrada. A nova GTI deve estrear em breve na Europa, já como linha 2021. 

Galeria: Volkswagen Golf 8 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com