Saiu a esperada lista com os finalistas do prêmio de Carro do Ano da Europa para 2020. Após a divulgação dos 35 candidatos, agora os juízes já escolheram os 7 modelos que vão para a segunda fase da premiação. Para ser elegível, o carro tem que ter sido lançado no decorrer de 2019 e estar à venda em pelo menos cinco países europeus. 

BMW Série 1 M135i xDrive 2020
Ford Puma Titanium X 2020

Em ordem alfabética, os finalistas são: BMW Série 1, Ford Puma, Peugeot 208, Porsche Taycan, Renault Clio, Tesla Model 3 e Toyota Corolla

"Essa pequena lista representa a direção do desenvolvimento atual da indústria automotiva", disse o presidente do juri do Carro do Ano, Frank Jessen. "Nós vemos a eletrificação em progresso, mas ainda temos uma grande participação dos modelos de combustão interna", pondera.

Os elétricos estão representados pelo Porsche Taycan e pelo Tesla Model 3, mas também há o caso do novo Peugeot 208, que tem versões a combustão e já aposta numa variante 100% elétrica. Enquanto isso, o Toyota Corolla faz o papel de híbrido nesta história. Por outro lado, BMW Série 1, Renault Clio e Ford Puma mostram a força dos motores a combustão, que ainda devem reinar por um tempo mesmo no Velho Continente. 

Renault Clio 2019 - Primeiras impressões

Vale lembrar, no entanto, que o vencedor do ano passado foi o Jaguar I-Pace, crossover 100% elétrico - que inclusive já está disponível no Brasil. 

Entre os finalistas deste ano, o novo Corolla é oferecido em nosso mercado desde setembro (inclusive com fabricação local) e o novo Série 1 acaba de chegar às lojas brasileiras. Já a segunda geração do 208 chegará no final do ano que vem, produzida na Argentina, enquanto o Porsche Taycan virá como importado em meados de 2020. O Renault Clio servirá de base para o nosso próximo Sandero, mas Tesla Model 3 e Ford Puma infelizmente não estão nos planos para serem vendidos no Brasil. 

2020 Porsche Taycan Turbo S
Carregamento do Tesla Model 3

Os jurados vão se encontrar novamente no fim de fevereiro para realizar a votação final. A divulgação do grande campeão está marcada para o dia 2 de março, durante a abertura do Salão de Genebra, na Suíça. Alguém aí arrisca um palpite? Deixe o seu nos comentários!     

Galeria: Peugeot 208 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com