Não é incomum ver algumas preparadoras oferecendo versões estendidas de picapes, mas não é normal quando uma fabricante oferece uma alteração deste tipo. É o caso da Volkswagen Amarok na Austrália, onde a empresa irá lançar duas conversões aprovadas pela fábrica que aumentam o comprimento da picape em até 65 centímetros, aumentando não só o entre-eixos como também a caçamba.

Galeria: Volkswagen Amarok XL

A conversão da Volkswagen Amarok será oferecida em duas opções: XL, com 31 cm a mais e XXL, que adiciona 65 cm. O entre-eixos sobe de 3,095 m para 3,405 m ou 3,745 m, enquanto o comprimento total passa de 5,524 m para 5,564 m ou 5,904 m. Como comparação, a Chevrolet Silverado 2500 tem 6.085 m de comprimento, enquanto a Ram 1500 tem 5,817 m.

Embora seja oferecida pela Volkswagen e com garantia de cinco anos, a conversão é feita por uma empresa australiana chamada Adaptive Manufacturing, usando um projeto feita pela holandesa Veth Automotive. O chassi é cortado logo na frente dos ganchos da suspensão traseira e a empresa altera itens como os chicotes e o eixo cardã para a novo comprimento da picape.

O controle de estabilidade ganha um novo ajuste, com três modos de acordo com a quantidade de carga na caçamba. Falando nisso, a marca diz que não há mudanças no peso ou na capacidade de reboque da picape, mas há uma redução pequena no quanto de peso a caçamba pode carregar.

Volkswagen Amarok XL
Volkswagen Amarok XL

A Volkswagen Amarok estendida será oferecida direto nas concessionárias da empresa na Austrália, tanto para modelos 0km quanto para quem já tem a picape. Os preços ainda não foram divulgados, mas o site CarAdvice diz que a versão XL deve ser até AU$ 15 mil (R$ 42,8 mil) mais do que o modelo normal. Curiosamente, também será fornecida para a configuração cabine-chassis, mas não na cabine simples e nem na estendida. Seria uma boa ideia para os donos da Amarok no Brasil?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com