Nova versão estreia com conjunto híbrido plug-in de 306 cv

Apesar de já ter o RAV4 Hybrid como oferta de destaque no segmento de SUVs híbridos, a Toyota promete dar um passo além com o lançamento nesta semana da versão Prime. Atração de destaque da marca no Salão de Los Angeles, a novidade estreia como a mais potente e eficiente variante já lançada no portfólio do modelo, sendo equipada com um conjunto híbrido plug-in capaz de entregar até 306 cv. De acordo com dados de fábrica, a aceração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,8 segundos - tempo equiparado ao de muitos esportivos considerado elogiável para um SUV deste porte. Rodando apenas no modo elétrico é possível percorrer 63 km.

Galeria: Toyota RAV4 Prime 2021

Conforme explica a Toyota, o esquema mecânico adotado pelo RAV4 Prime bastante parecido com o da versão Hybrid, mas com ajustes específicos. Na novidade, os motores elétricos são mais potentes e a bateria é de íons de lítio, e não de hidreto de níquel-metal. Na prática, o Prime é 85 cv mais potente que o irmão Hybrid, que entrega 222 cv, e cerca de 2 segundos mais rápido nas acelerações (5,8 s contra 7,8 s). Sob o capô, o motor 2.5 a gasolina entrega 178 cv, assim como no Hybrid. Como dito, o ganho de potência vem justamente dos novos motores elétricos, que entra em ação apenas em momentos específicos, como em terrenos de baixa aderência ou no caso de curvas para otimizar a estabilidade. Nestes casos, o modelo fica com tração integral.

Como o RAV4 Hybrid, a nova versão também sai de fábrica equipada com o pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS 2.0), que inclui sistema anticolisão para pedestres, piloto automático baseado em radar, aviso de mudança de faixa, reconhecimento de sinal de trânsito e farol alto automático. Opcionalmente, há assistente de tráfego cruzado, assistente de estacionamento e sistema de frenagem de emergência autônomo. Nos EUA, o modelo Prime será ofertado nos acabamentos SE e XSE. A garantia da bateria é de 10 anos ou 240.000 km.

O RAV4 Prime é ainda o mais potente já produzido pela Toyota. A última vez que a marca ofereceu uma versão tão poderosa foi entre 2006 e 2012, quando opcionalmente o cliente poderia equipar o SUV com motor 3.5 V6 de 272 cv. De 0 a 100 km/h, este modelo gastava 6,3 segundos.

Fonte: Toyota