Conhecido até então apenas através de protótipos camuflados (os mesmos que percorrem o circuito de Nürburgring em menos de 8 minutos), o Mini John Cooper Works GP finalmente torna-se realidade no Salão de Los Angeles. Versão mais rápida e poderosa da gama, a novidade estreia com o mesmo motor 2.0 turbo do JCW tradicional, porém com o acerto já usado pelos primos Countryman e Clubman.

Na prática, mudanças no ajuste do turbocompressor e componentes internos atualizados elevaram a potência de 231 cv para 306 cv, ganho de consideráveis 75 cv. O torque é de 45,8 kgfm, disponíveis já a partir de 1.750 rpm. Na pista, os números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima de 265 km/h.

Galeria: Mini John Cooper Works GP 2020

Além da mecânica, a variante GP chama atenção pelos detalhes exclusivos presentes no design. Para otimizar o aspecto agressivos das linhas, a Mini aplicou para-choques alargados, aerofólio, arcos das rodas ampliados, apêndices aerodinâmicos, entre outros. Há também reforço adicional no chassi e no compartimento do motor, além de buchas de suspensão mais rígidas e barra de apoio para as torres dianteiras. Por fim, há pinças de freio dianteiro de quatro pistões específicas e rotores de 14,1 polegadas, além de um sistema de refrigeração e óleo aprimorado para o motor.

Para os puristas que eventualmente venham a criticar a tração dianteira, a Mini diz que a transmissão Steptronic de 8 marchas é equipada com bloqueio diferencial mecânico integrado para distribuir a potência. O sistema funciona em conjunto com o controle de estabilidade dinâmico do carro - que ganha um modo GP especial para atuação em curvas. Baseado na carroceria de duas portas, o GP dispensa a fileira de bancos traseiros e possui assentos apenas na frente. 

Os preços no mercado norte-americano começam em US$ 44.900, com entregas programadas para março de 2020. Interessados devem correr para fazer reservas, já que apenas 3 mil exemplares serão produzidos.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com