Mundialmente conhecida como a primeira fábrica construída pela Volkswagen fora da Alemanha, a planta de Anchieta, sediada em São Bernardo do Campo, comemora nesta semana 60 anos de existência. Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a unidade iniciou suas operações com a montagem do Fusca para posteriormente receber modelos até hoje lembrados como Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, passam pelas linhas de montagem os modelos Polo, Virtus e Saveiro. A partir de 2020, também fará parte do time o inédito T-Sport.

Galeria: Volkswagen Fábrica Anchieta - 60 anos

Ao longo dessas seis décadas, a fábrica passou por atualizações importantes até se tornar o complexo industrial moderno que é hoje. No início da década de 1970, por exemplo, foi construído o Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a realizar crash tests no Brasil - área que viria ser ampliada e modernizada em 2015.  Mais tarde, no início dos anos 2000, foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial que trouxe para a fábrica modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.

O mesmo aconteceu com a chegada da nova geração, em 2017, quando a unidade foi renovada para receber as tecnologias da chamada Indústria 4.0. A estamparia (que molda as chapas de aço) recebeu 214 ferramentais; a armação ganhou 373 robôs, inclusive com solda a laser; e a pintura passou por uma reprogramação para receber as novas cores e conta com um novo equipamento que aplica cera nas cavidades. Além disso, foram modernizadas a infraestrutura e áreas de planejamento, TI e logística.

Atualmente, Anchieta abriga atividades como estamparia, armação, pintura, montagem final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

Fonte: Volkswagen 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com