À venda no mercado internacional desde 2016, a atual geração do Jeep Compass receberá atualizações em 2020, segundo relata a imprensa da Índia. Em reportagem recente, o site Autocar afirma que as novidades serão tão significativas que a FCA adiou para 2021 o lançamento local de uma variante de 7 lugares do crossover só para concentrar esforços no desenvolvimento da reestilização.

Detalhes ainda são desconhecidos, mas a publicação fala que a fábrica de Ranjangaon (única no mundo a produzir o modelo com direção do lado direito) já começou a receber modificações nas linhas de montagem para as alterações de chaparia que serão promovidas na carroceira.

Galeria: Jeep Compass S

Se confirmadas as informações, veremos uma mudança de estratégia da FCA no tocante aos facelifts. Geralmente, atualizações do tipo são leves e necessárias apenas para manter o modelo atualizado até a chegada de uma nova geração, como aconteceu com o Renegade. No entanto, a marca pode estar aproveitando a oportunidade para adiantar os trabalhos de adaptação em relação à chegada da variante mais longa, que já contará com visual renovado. Segundo rumores, o comprimento será maior e a distância entre-eixos deverá acompanhar o crescimento da carroceira, sem gerar grandes rupturas do ponto de vista do design. Os 7 ocupantes serão acomodados em três fileiras de bancos.

Apelidado de Grand Compass, o modelo chegará ao mercado indiano para atender à crescente demanda por SUVs, de modo a ampliar o atual portfólio e atingir novas faixas do mercado. Localmente, a expectativa é rivalizar diretamente com Toyota Fortuner (nossa SW4), Ford Endeavor (versão SUV da Ranger) e Mahindra Alturas (rebadge do SsangYong Rexton), além de Volkswagen Tiguan AllSpace, Skoda Kodiaq e Honda CR-V.

E no Brasil?

Já para o Brasil, a Jeep trabalha em um modelo de 7 lugares sobre a plataforma do Compass com visual exclusivo. Será algo inédito e sem relação também com o Grand Commander chinês. Por sua vez, a Compass reestilizado está previsto para 2021 por aqui, equipado com motor 1.3 turboflex no lugar do 2.0 flex nas versões de entrada e intermediária. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com