A General Motors enfim anuncia o recall de 19.050 unidades do Chevrolet Onix Plus. A convocação é feita após casos de incêndio envolvendo o veículo e a fabricante chegar ao ponto de cancelar as entregas das unidades já vendidas até que o reparo fosse feito. O número é grande porque envolve não só os veículos que já foram emplacados e entregues aos clientes, como também os que estão em estoque nas concessionárias.

Galeria: Chevrolet Onix Plus Premier - Avaliação

De acordo com a GM, o Chevrolet Onix Plus tem um defeito na calibração do módulo de controle do motor, que pode levar ao aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos ao pistão. Se isso acontecer, o bloco do motor pode quebrar, ocasionando vazamento de óleo quente no compartimento e iniciando um incêndio. No comunicado enviado aos concessionários, a fabricante dizia que o motivo era uma combinação de condições como temperatura e umidade, além do uso de combustível de baixa qualidade.

Para solucionar o problema, será feita uma atualização da calibração do módulo, impedindo que ele perca o controle nas situações descritas acima. O reparo leva 90 minutos para ser realizado e começa a partir do dia 18 de novembro, sendo necessário agendar o atendimento em uma concessionária. As unidades afetadas têm código de chassi entre LG100091 e LG139164, com data de fabricação entre 29 de abril de 2019 e 06 de novembro de 2019.

No momento, há registro de duas unidades do Chevrolet Onix Plus que pegaram fogo. Um aconteceu logo após o lançamento, no pátio da fábrica em Gravataí (RS) – e que a GM diz não ter a ver com o motivo do recall. O segundo caso foi no Maranhão, com um veículo que já havia sido entregue ao cliente e que teve um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais. Há relatos nas redes sociais sobre um terceiro modelo que também incendiou, mas ainda não confirmado.

Ouça nosso podcast

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com