A estreia do Chevrolet Onix Plus não está sendo a maravilha que a General Motors esperava. Embora tenha sido o 6º carro mais emplacado de outubro, a fabricante está enfrentando um problema grave com casos de incêndio do veículo. Isto fez com que a empresa enviasse um comunicado para todos os seus concessionários avisando que irá suspender as entregas aos clientes e anunciar um recall.

O comunicado, obtido por Motor1.com, diz que a GM irá atualizar o software de gerenciamento do motor do Chevrolet Onix Plus. A fabricante declara que “em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio.”

Embora a marca diga que são condições pouco prováveis, há dois casos em que o veículo pegou fogo. Um deles no pátio da fábrica em Gravataí (SP) e outro no Maranhão, com um carro que já estava com um cliente e que filmou o sedã em chamas – como mostram as imagens abaixo publicadas pelo jornalista Maritonio Dantas. A empresa diz que o incidente em Gravataí é um caso isolado e que não tem relação com o defeito.

 

A GM diz que fará o recall do veículo e que irá disponibilizar um veículo alugado pelo tempo necessário. A convocação afetará todas as unidades vendidas até o momento e o reparo não tem prazo para ser iniciado. A atualização do software deverá ser agendada em uma concessionária quando o recall for iniciado.

Em nota, a General Motors do Brasil se manifestou sobre o caso:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste.  Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

Galeria: Chevrolet Onix Plus Premier - Avaliação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com