O novíssimo Ford Bronco R acaba de ser revelado com duas missões: o 50º aniversário da vitória do Rod Hall's Baja 1000 e dar um gostinho de como será a nova geração do SUV. Shelby Hall, neta de Rod, pilotará o novo Baja 1000 ainda este ano. Antes do passeio no Baja 1000, a Ford levará o Bronco R à Península de Baja para um teste de tortura de quase 1.609 quilômetros.

Galeria: Ford Bronco R

O Bronco R é uma versão modificada do chassi do veículo de produção. Tem suspensão reforçada com componentes da Fox que permite 14 polegadas de deslocamento na frente e 18 polegadas na traseira. Um conjunto de pneus BFGoodrich de 37 polegadas envolve rodas de alumínio do tipo beadlock de 17 polegadas.

Um vídeo da Ford diz apenas que o motor é uma unidade twin-turbo. Gabriel Vega, do Motor1.com, esteve no evento de lançamento e deu uma olhada no motor. Ele disse que parecia ser o EcoBoost V6 de 2,7 litros da Ford.

O Bronco R é a melhor prévia de como o veículo de produção pode parecer. No entanto, a versão dos concessionários provavelmente não tem pneus saindo dos para-lamas. A versão de corrida também traz um capô composto. Um painel removível no teto permite acesso ao único banco traseiro. Quinze luzes de LED na barra contornam o exterior, incluindo uma no centro que sutilmente tem letras "BRONCO".

O interior é espartano e, sem janelas, sempre há pelo menos uma fina camada de terra e areia cobrindo todas as superfícies. A leitura do instrumento aparece em uma tela na parte superior do painel central e há um grande painel de controle embaixo dela.

Um fato interessante é que a Ford iniciou o projeto Bronco R em julho, e a empresa manteve o trabalho em segredo, com uma pequena equipe focada nele. Eles trabalhavam no porão do estúdio de design da Ford.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com