Conhecido do público desde abril, quando foi apresentado no Salão de Xangai, o Hyundai Creta de nova geração começou a ser vendido na China. Localmente chamado de ix25, o modelo passou por uma reformulação e adotou a nova filosofia de design da marca para o segmento de SUVs.  Visualmente, as linhas são futuristas agradam ao gosto do consumidor chinês, mas certamente não serão tão apreciadas em outros mercados. Os preços por lá variam entre RMB 105.800 e RMB 136.800, valore equivalentes a R$ 60.000 e R$ 77.700 numa conversão direta, respectivamente.

Galeria: Hyundai Creta 2020 (China)

Neste nova geração, o Creta chinês é mais comprido, mais largo e ligeiramente mais baixo que a anterior. Ao todo, são 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,62 metro de altura. Para efeito de comparação, o Creta atual mede 4,27 metros, 1,78 m e 1,63, respectivamente. A distância entre-eixos também foi modificada e agora chega aos 2,61 metros - ganho de 2 centímetros.

Já o peso caiu de 1.400 kg para algo entre 1.150 kg e 1.200 kg. Sob o capô, até agora foi confirmada apenas a presença do motor 1.5 aspirado de 115 cv, mas certamente outras opções serão adicionadas ao catálogo posteriormente. Segundo dados de fábrica, o propulsor em questão faz média de consumo de 18,8 km/litro e leva o SUV a 175 km/h de velocidade máxima.

Na lista de equipamentos, destaque para a oferta de teto solar panorâmico, antena barbatana tipo tubarão, faróis e lanternas em LED, freio de estacionamento elétrico, volante com paddle-shifts, partida por botão e câmera com visão em 360 graus. Na cabine, chama atenção a gigantesca tela do sistema de entretenimento com posicionamento vertical, totalmente integrada ao console central. Há ainda revestimentos em preto brilhante, e duas tonalidades de couro no acabamento dos bancos e painéis das portas. O pacote de itens de segurança inclui monitor de pontos cegos, alerta de fadiga do motorista, sistema anti-colisão e piloto automático adaptativo, entre outros recursos.

Hyundai ix25 (Creta) China

Novo Creta no Brasil

Apesar de ix25 e Creta terem nascido idênticos na geração passada, a expectativa é que cada um adote linhas próprias em mercados específicos a partir de agora. O modelo vendido na China é o apresentado nas fotos acima, mas a versão brasileira, conforme antecipamos, terá design diferente. O lançamento por aqui é aguardado para 2021 e até lá o modelo atual, recentemente reestilizado, deve seguir sem alterações.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com