Rumores sobre o Volkswagen Touareg R vêm circulando há um bom tempo, mas só agora a fabricante anuncia que irá lançar uma versão esportiva de seu SUV mais caro. E também será uma variante híbrida plug-in, como revela Jürgen Stackmann, chefe de marketing e vendas da empresa. Em entrevista à revista Autocar durante a apresentação do novo Golf, o executivo disse que a expansão da linha R começará no ano que vem.

Galeria: Volkswagen Touareg V8 TDI - Salão de Genebra 2019

O Volkswagen Touareg R deve fazer sua estreia em algum momento de 2020, mas as vendas são esperadas somente para 2021. Não será a primeira vez que o SUV recebe uma variante R, pois a primeira geração teve a versão R50 com o enorme motor 5.0 V10 diesel de 350 cv. O Touareg anterior também teve uma opção híbrida.

A mecânica do novo Touareg R deve ser formada pelo 2.0 turbo de quatro cilindros, em conjunto a um propulsor elétrico. A Volkswagen já oferece uma versão eletrificada do SUV na China e irá levá-la em breve para a Europa, com 367 cv e 71,4 kgfm. Este conjunto pode ser modificado para chegar na casa dos 400 cv na versão R.

Outra possibilidade é um motor 3.0 V6 turbo, que a Volkswagen admitiu estar desenvolvendo para um possível Arteon R, com mais de 400 cv. Este modelo ainda não foi lançado, mas seria uma boa solução para o Touareg R, caso possa trabalhar com os motores elétricos. A possibilidade existe, já que Stackmann admitiu que a Volkswagen irá lançar outros modelos R eletrificados no futuro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com