Especulado há pelo menos dois anos, o lançamento de uma nova geração da picape Frontier exclusiva para mercados da América do Norte parece finalmente estar próximo de acontecer. Em entrevista concedida à revista Motor Trend, o vice-presidente corporativo de planejamento de produtos da Nissan, Ivan Espinosa, afirmou que o projeto é tratado internamente como prioridade e que chegará ao mercado em breve. Embora uma data específica não tenha sido divulgada, tudo indica que a estreia acontecerá em meados de 2020, já como linha 2021. Os Estados Unidos serão o principal mercado.

Galeria: Nissan Frontier Midnight Edition - EUA

Conforme já adiantado, a nova geração terá a missão de substituir o modelo vendido desde 2004 e, ao que tudo indica, será bastante diferente da Frontier que temos no Brasil. A estratégia a ser seguida poderá ser semelhante à adotada pela Toyota, que desenvolveu a Hilux para mercados globais e a Tacoma para os EUA. O visual deverá adotar uma dose maior de robustez e as opções de carroceria serão mais numerosas, incluindo a variante de cabine estendida que não temos por aqui. Segundo Alfonso Albaisa, vice-presidente global de design, as linhas serão "fortes" e terão visível "espírito de aventura".

Nissan Frontier Midnight Edition - EUA
Nissan Frontier Midnight Edition - EUA

Na mecânica, tudo indica que a Nissan não adotará a plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optará por modernizar a atual arquitetura F-Alpha, de modo a torná-la compatível para receber novas tecnologias e sistemas de assistências à condução. Apesar disso, a gama de motores será inteiramente nova, com destaque para a oferta de um propulsor V6, recentemente desenvolvido, com algo em torno de 300 cv de potência. Será uma das principais armas da marca para enfrentrar as versões também V6 de Chevrolet Colorado, Jeep Gladiator e Toyota Tacoma, além da Ford Ranger e seu quatro-cilindros 2.3 EcoBoost de 272 cv.

O interesse da Nissan por esta nova Frontier é estratégico e direcionado exatamente para o 'boom' vivido pelo segmento. Mesmo sendo um projeto lançado em 2004, a picape atual ainda vende consideravelmente bem e não faz feio diante das rivais mais modernas. Para efeito de comparação, em 2018 foram emplacadas nos Estados Unidos 79.646 unidades, aproximadamente 30 mil a mais que a irmã maior Titan. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (245 mil unidades) e conta também com a participação de Chevrolet Colorado (135 mil), GMC Canyon, Honda Ridgeline e, mais recentemente, Ford Ranger e Jeep Gladiator.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com