Relativamente recente no mercado colombiano, o Kwid surpreendeu e foi o grande destaque de setembro. Com 991 unidades, o menor dos Renault assumiu a liderança geral do 5º maior mercado da América Latina pela 1ª vez e ajudou a marca francesa a se aproximar dos 22% de participação de market share.
A marca francesa ainda emplacou outros quatro modelos nas seis primeiras posições (Sandero, Logan, Stepway e Duster) – único intruso no top 6, o Kia Picanto foi o vice-líder, com 853 unidades. Nº 1 no Brasil, o Chevrolet Onix (704) cresceu quase 48% nos últimos 12 meses e assegurou a sétima colocação.
Com avanço de mais de 50%, o VW Gol (555) garantiu a 10ª colocação. Ausente do mercado brasileiro desde a década de 90, a Mazda (1.544) mostra força por lá: à frente da Toyota (1.380), a marca japonesa assegurou dois modelos entre os 12 primeiros: o Mazda 2 (689), em 8º, e o SUV CX-5 (468) em 12º (foto abaixo).
Chegando ao quinto mês seguido de crescimento, a Colômbia comercializou 22.673 veículos novos, quase 6% a mais do que em 2018. O acumulado dos nove primeiros meses, de 185.092 unidades, é 5,3% superior ao registrado há um ano. Quinta entre as montadoras, a VW (1.596) foi a campeã de crescimento (+50,3%).
POS. | MODELO | SET. 19 | % MERCADO | SET. 18 | % VARIAÇÃO |
1 | RENAULT KWID | 991 | 4,4% | 0 | NOVO |
2 | KIA PICANTO | 883 | 3,9% | 933 | -5,4% |
3 | RENAULT SANDERO | 853 | 3,8% | 924 | -7,7% |
4 | RENAULT LOGAN | 850 | 3,7% | 1.214 | -30,0% |
5 | RENAULT STEPWAY | 739 | 3,3% | 711 | 3,9% |
6 | RENAULT DUSTER | 734 | 3,2% | 670 | 9,6% |
7 | CHEVROLET ONIX | 704 | 3,1% | 477 | 47,6% |
8 | MAZDA2 | 689 | 3,0% | 943 | -26,9% |
9 | CHEVROLET BEAT | 681 | 3,0% | 737 | -7,6% |
10 | VW GOL | 555 | 2,4% | 366 | 51,6% |
11 | CHEVROLET SPARK | 479 | 2,1% | 818 | -41,4% |
12 | MAZDA CX-5 | 468 | 2,1% | 457 | 2,4% |
13 | NISSAN MARCH | 420 | 1,9% | 462 | -9,1% |
14 | CHEVROLET SAIL | 417 | 1,8% | 527 | -20,9% |
15 | NISSAN KICKS | 408 | 1,8% | 379 | 7,7% |
16 | NISSAN NP300 | 394 | 1,7% | 338 | 16,6% |
17 | KIA SPORTAGE | 392 | 1,7% | 276 | 42,0% |
18 | TOYOTA HILUX | 391 | 1,7% | 238 | 64,3% |
19 | TOYOTA FORTUNER | 385 | 1,7% | 267 | 44,2% |
20 | CHEVROLET TRACKER | 344 | 1,5% | 404 | -14,9% |
POS. | MARCA | SET. 19 | % MERCADO | SET. 18 | % VARIAÇÃO |
1 | RENAULT | 4.973 | 21,9% | 4.109 | 21,0% |
2 | CHEVROLET | 3.753 | 16,6% | 3.836 | -2,2% |
3 | NISSAN | 1.976 | 8,7% | 1.826 | 8,2% |
4 | KIA | 1.704 | 7,5% | 1.724 | -1,2% |
5 | VOLKSWAGEN | 1.596 | 7,0% | 1.062 | 50,3% |
6 | MAZDA | 1.544 | 6,8% | 2.022 | -23,6% |
7 | TOYOTA | 1.380 | 6,1% | 1.223 | 12,8% |
8 | FORD | 852 | 3,8% | 1.094 | -22,1% |
9 | SUZUKI | 646 | 2,8% | 735 | -12,1% |
10 | MERCEDES-BENZ | 515 | 2,3% | 379 | 35,9% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 22.673 | ... | 21.430 | 5,8% |
| ACUMULADO | 185.092 | ... | 175.723 | 5,3% |
Fontes: Andemos / Best Selling Cars Blog