Apesar do filme “De Volta Para o Futuro” ter antecipado que teríamos carros voadores, sabemos vem que a realidade não é assim. Há muitas empresas trabalhando na tecnologia e agora a Porsche anuncia que será uma delas, criando uma parceria com a Boeing para “estudar o futuro dos veículos premium de mobilidade aérea urbana”. Ou seja, irão desenvolver um conceito capaz de voar para uso nas cidades.

"A Porsche deseja ampliar suas atividades como fabricante de carros esportivos, tornando-se uma marca líder na área da mobilidade premium. Em longo prazo, isso pode incluir uma entrada na terceira dimensão do deslocamento”, explica Detlev von Platen, membro da diretoria da Porsche. Por enquanto, o objetivo é estudar o potência de mercado e a tecnologia a ser utilizada.

Segundo a Porsche, um conceito já está sendo desenvolvido, em parceria com a Boeing e a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing. Será um veículo elétrico capaz de decolagem e pouso vertical. O projeto envolve engenheiros das três empresas, além dos designers do estúdio da Porsche. Ainda não há previsão de quando o protótipo iniciará a fase de testes.

O motivo da fabricante alemã decidir apostar nos carros voadores é um estudo realizado em 2018 pela Porsche Consulting, que prevê que o mercado de mobilidade aérea urbana começará a a ganhar força após 2025. O estudo diz que o transporte aéreo será mais rápido e eficiente do que os métodos terrestres, a um custo menor e com maior flexibilidade.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com