O Salão de Tóquio abrirá as portas nas próximas semanas e promete ficar cada vez mais popular. O evento japonês está deixando de focar apenas no mercado local para mostrar novidades globais. O estande da Yamaha mostrará algumas coisas bacanas, como a nova YZF-0R1 e a estreia da Ténéré 700 no país. Ainda será o palco de estreia de dois scooters elétricos, os primeiros da marca no segmento. 

O Yamaha E01 será a opção maior, comparável a um scooter com motor de 125cc. Segundo a fabricante, é compatível com postos de recarga rápida usados por carros e oferece "autonomia de sobra" - algo que a marca ainda não explicou em detalhes. A empresa ainda diz que o design do E01 servirá de inspiração para futuros lançamentos.

Yamaha E01 Concept
Yamaha E01 Concept
Yamaha E02 Concept
Yamaha E02 Concept

Já o scooter E02 é menor do que o E01, ideal para rodar exclusivamente na cidade. Terá uma força equivalente a um scooter de 50cc e tem visual retrô. Isso é de propósito, para ter um corpo mais leve. Terá uma bateria removível, o que indica uma autonomia menor, por usar um conjunto de baterias de menor capacidade e que pode ser trocado ao invés de ser abastecido imediatamente.

No ano passado, a Yamaha anunciou uma parceria com a Gogoro, empresa tailandesa de scooters elétricos e infraestrutura para troca de baterias. Pelo visto, o conceito E02 irá aproveitar o acordo entre as duas companhias.

Além dos scooters, a Yamaha ainda mostrará um veículo autônomo e uma bicicleta elétrica. O Salão de Tóquio (Japão) começa no dia 23 de outubro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com