Apesar da herança de décadas associada à performance e ao desempenho, sigla esportiva GTi não será mais usada pelos veículos da Peugeot. Conforme relata matéria da revista britânica Auto Express, os dirigentes da marca optaram por abandonar a sigla diante da nova abordagem que será adotada pelas versões apimentadas dos modelos da companhia. A partir de agora, a eletrificação dará o tom em termos de preparação e, na visão da empresa, não faria sentido continuar usando o clássico emblema. Dessa forma, a partir do lançamento da versão apimentada do novo 208, todas as variantes consideradas mais dinâmicas passarão a integrar o sobrenome Sport Engineered. 

Galeria: Peugeot 208 GTi

O termo foi sugerido pela primeira vez no carro-conceito 508 Peugeot Sport Engineered, no Salão Automóvel de Genebra, e é considerado consenso entre os integrantes do braço esportivo da empresa. Segundo informado, o nome reflete "a visão futura da empresa para novos modelos de desempenho".

Por outro lado, a mudança enfrenta resistência entre os executivos de perfil mais purista. No Reino Unido, por exemplo, chefes locais argumentam que a manutenção da sigla é fundamental, tendo em vista a imagem de esportividade e performance construída ao longo de anos. Apesar da eletrificação, a maioria reforça que continuar com o clássico emblema seria uma estratégia certeira, a exemplo do que a Porsche fez com o Taycan, que mesmo sendo totalmente elétrico tem versões batizadas de Turbo. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com