A Audi continua a investir pesado nos elétricos. Já começou a vender o SUV E-Tron, que chega ao Brasil até o fim do ano, enquanto o belo sedã E-Tron GT será o próximo lançamento, aproveitando a plataforma do Porsche Taycan. E ainda tem o Q4 E-Tron, variante 100% elétrica que foi revelada no Salão de Genebra, em março passado.

Além dos três modelos acima, a Audi trabalha junto com a Porsche em uma arquitetura chamada Premium Platform Electric (PPE), que será usada em modelos da Audi com carroceria perua (Avant), Sportback e alguns SUVs médios. A fabricante ainda prepara um novo conceito que tem o mesmo porte e formato que o A5 Sportback, que será o primeiro a usar a base PPE.

Galeria: Audi Sportback EV - Teaser

Antecipado pelas imagens acima, o conceito ainda sem nome terá um motor montado no eixo traseiro e tração traseira. As versões mais caras adicionarão um segundo motor, este no eixo dianteiro, proporcionando tração integral para o veículo.

A Audi ainda diz que o pacote tecnológico do PPE é "bem similar" ao da plataforma MEB da Volkswagen, mas com suporte a esterçamento das quatro rodas, vetorização de torque e suspensão pneumática. Falando em pacote, a fabricante afirma que estes veículos elétricos serão mais curtos do que os modelos com plataforma MLB, mas com mais espaço na cabine, graças ao posicionamento dos motores elétricos e das baterias.

Como é o caso do Taycan, os modelos da Audi com arquitetura PPE terão um sistema avançado de 800 volts capaz de usar tomadas de recarga de 350 kW. Haverá várias opções de conjunto de baterias, sendo que o maior deles entregará autonomia acima de 480 km.

O conceito que aparece no teaser ainda está no estágio inicial de design, então não iremos vê-lo por completo tão cedo. O primeiro elétrico da Audi com plataforma PPE está programado para chegar às lojas no início da próxima década.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com