Com os quatro principais modelos do segmento em alta, as vendas de sedãs compactos encerraram o mês de setembro com crescimento de pouco mais de 5%. Neste cenário, o destaque maior coube ao Prisma: com 8.946 unidades, quase 37% a mais do que há um ano, o Chevrolet não vendia tanto desde dezembro de 2014 (9.549).

O mais impressionante é que este resultado ocorreu exatamente no mês em que a marca norte-americana apresentou o seu sucessor – o Onix Plus, que fechou setembro já com 617 unidades. Também com crescimento expressivo (+35,6%), o Ford Ka Sedan (4.450) completou quatro meses ininterruptos na segunda posição.

Ford Ka Sedan Titanium x Hyundai HB20S Premium

Com avanço um pouco mais modesto (+14,8%), o VW Virtus (4.043) completou o pódio com mais de 700 unidades de vantagem sobre o atual Hyundai HB20S (3.334) – a nova geração do sul-coreano chegará oficialmente às concessionárias em novembro. Fechando o top 5, o VW Voyage (2.260) perdeu 1/5 dos compradores de 2018.

Em briga definida por apenas 38 unidades, o Toyota Yaris Sedan (2.140) derrotou o Fiat Cronos (2.102), que teve seu melhor momento comercial desde janeiro (2.577). Recém-renovado, o Renault Logan (2.014) vendeu menos do que no mês anterior. Sem ultrapassar as 2 mil unidades desde março, o Nissan Versa (1.890) veio na sequência.

Comparativo Fiat Cronos x VW Virtus x Honda City

Campeão de crescimento em relação a 2018 (+42,2%), o Honda City (1.465) chegou ao seu melhor desempenho no ano. Apesar de se recuperar do recorde negativo de agosto, o Fiat Grand Siena (1.039) continua sem ritmo para acompanhar os adversários. 

Atrás do Toyota Etios Sedan (883), o Chevrolet Cobalt (831) não vendia tão pouco desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado. O Caoa Chery Arrizo 5, com 301 unidades, atingiu seu recorde. Apesar disso, o modelo só não foi o lanterna porque um consumidor optou pelo Lifan LF530.

 

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

SET/19

AGO/19

SET/18

% SET 19

% AGO 19

VARIAÇÃO SET/AGO

VARIAÇÃO 2019/2018

CHEVROLET PRISMA

8946

7251

6532

24,63%

19,86%

23,38%

36,96%

FORD KA SEDAN

4450

4593

3282

12,25%

12,58%

-3,11%

35,59%

VW VIRTUS

4043

4334

3522

11,13%

11,87%

-6,71%

14,79%

HYUNDAI HB20S

3334

3536

2451

9,18%

9,68%

-5,71%

36,03%

VW VOYAGE

2260

2856

2828

6,22%

7,82%

-20,87%

-20,08%

TOYOTA YARIS SEDAN

2140

2365

2122

5,89%

6,48%

-9,51%

0,85%

FIAT CRONOS

2102

1782

3062

5,79%

4,88%

17,96%

-31,35%

RENAULT LOGAN

2014

2280

2907

5,55%

6,24%

-11,67%

-30,72%

NISSAN VERSA

1890

1875

2462

5,20%

5,13%

0,80%

-23,23%

10º

HONDA CITY

1465

1159

1030

4,03%

3,17%

26,40%

42,23%

11º

FIAT GRAND SIENA

1039

862

1441

2,86%

2,36%

20,53%

-27,90%

12º

TOYOTA ETIOS SEDAN

883

987

851

2,43%

2,70%

-10,54%

3,76%

13º

CHEVROLET COBALT

831

1416

1994

2,29%

3,88%

-41,31%

-58,32%

14º

CHEVROLET ONIX PLUS

617

1018

0

1,70%

2,79%

-39,39%

-

15º

CAOA CHERY ARRIZO 5

301

201

0

0,83%

0,55%

49,75%

-

16º

LIFAN LF530

1

0

8

0,00%

0,00%

-

-87,50%

 

 

36316

36515

34492

100,00%

100,00%

-0,54%

5,29%

 

Observação:

- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18. 


Fonte: Fenabrave

Galeria: Chevrolet Prisma 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com