Com os quatro principais modelos do segmento em alta, as vendas de sedãs compactos encerraram o mês de setembro com crescimento de pouco mais de 5%. Neste cenário, o destaque maior coube ao Prisma: com 8.946 unidades, quase 37% a mais do que há um ano, o Chevrolet não vendia tanto desde dezembro de 2014 (9.549).
O mais impressionante é que este resultado ocorreu exatamente no mês em que a marca norte-americana apresentou o seu sucessor – o Onix Plus, que fechou setembro já com 617 unidades. Também com crescimento expressivo (+35,6%), o Ford Ka Sedan (4.450) completou quatro meses ininterruptos na segunda posição.
Com avanço um pouco mais modesto (+14,8%), o VW Virtus (4.043) completou o pódio com mais de 700 unidades de vantagem sobre o atual Hyundai HB20S (3.334) – a nova geração do sul-coreano chegará oficialmente às concessionárias em novembro. Fechando o top 5, o VW Voyage (2.260) perdeu 1/5 dos compradores de 2018.
Em briga definida por apenas 38 unidades, o Toyota Yaris Sedan (2.140) derrotou o Fiat Cronos (2.102), que teve seu melhor momento comercial desde janeiro (2.577). Recém-renovado, o Renault Logan (2.014) vendeu menos do que no mês anterior. Sem ultrapassar as 2 mil unidades desde março, o Nissan Versa (1.890) veio na sequência.
Campeão de crescimento em relação a 2018 (+42,2%), o Honda City (1.465) chegou ao seu melhor desempenho no ano. Apesar de se recuperar do recorde negativo de agosto, o Fiat Grand Siena (1.039) continua sem ritmo para acompanhar os adversários.
Atrás do Toyota Etios Sedan (883), o Chevrolet Cobalt (831) não vendia tão pouco desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado. O Caoa Chery Arrizo 5, com 301 unidades, atingiu seu recorde. Apesar disso, o modelo só não foi o lanterna porque um consumidor optou pelo Lifan LF530.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | SET/19 | AGO/19 | SET/18 | % SET 19 | % AGO 19 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | CHEVROLET PRISMA | 8946 | 7251 | 6532 | 24,63% | 19,86% | 23,38% | 36,96% |
2º | FORD KA SEDAN | 4450 | 4593 | 3282 | 12,25% | 12,58% | -3,11% | 35,59% |
3º | VW VIRTUS | 4043 | 4334 | 3522 | 11,13% | 11,87% | -6,71% | 14,79% |
4º | HYUNDAI HB20S | 3334 | 3536 | 2451 | 9,18% | 9,68% | -5,71% | 36,03% |
5º | VW VOYAGE | 2260 | 2856 | 2828 | 6,22% | 7,82% | -20,87% | -20,08% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2140 | 2365 | 2122 | 5,89% | 6,48% | -9,51% | 0,85% |
7º | FIAT CRONOS | 2102 | 1782 | 3062 | 5,79% | 4,88% | 17,96% | -31,35% |
8º | RENAULT LOGAN | 2014 | 2280 | 2907 | 5,55% | 6,24% | -11,67% | -30,72% |
9º | NISSAN VERSA | 1890 | 1875 | 2462 | 5,20% | 5,13% | 0,80% | -23,23% |
10º | HONDA CITY | 1465 | 1159 | 1030 | 4,03% | 3,17% | 26,40% | 42,23% |
11º | FIAT GRAND SIENA | 1039 | 862 | 1441 | 2,86% | 2,36% | 20,53% | -27,90% |
12º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 883 | 987 | 851 | 2,43% | 2,70% | -10,54% | 3,76% |
13º | CHEVROLET COBALT | 831 | 1416 | 1994 | 2,29% | 3,88% | -41,31% | -58,32% |
14º | CHEVROLET ONIX PLUS | 617 | 1018 | 0 | 1,70% | 2,79% | -39,39% | - |
15º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 301 | 201 | 0 | 0,83% | 0,55% | 49,75% | - |
16º | LIFAN LF530 | 1 | 0 | 8 | 0,00% | 0,00% | - | -87,50% |
|
| 36316 | 36515 | 34492 | 100,00% | 100,00% | -0,54% | 5,29% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave