Apresentado ao público do mercado europeu em fevereiro, o Range Rover Velar em versão esportiva SVAutobiography demorou menos de um ano para chegar oficialmente o Brasil. Em anúncio realizado nesta semana, a Land Rover confirma que o modelo chegará às lojas em dezembro e custará R$ 565.000. Entre outros diferenciais, o SUV aposta no visual com apelo mais agressivo e ao mesmo tempo refinado, bem como no motor 5.0 V8 com potência de 550 cv 69,3 kgfm de torque. De acordo com dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos, com velocidade máxima de 274 km/h. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.

Galeria: Range Rover Velar SVAutobiography Dynamic Edition

Preparado pela divisão especial Special Vehicle Operations (a chamada SVO), o Velar SVAutobiography dispõe de outros recursos de performance além do potente motor V8. Segundo a marca, os engenheiros recalibraram o sistema de tração integral com uma caixa de transferência mais parruda, de modo a suportar a força extra vinda do propulsor. Além disso, foram gastas 63.900 horas para otimização da condução, dirigibilidade e respostas mecânicas para ter total certeza sobre a calibração. Os freios também foram reforçados e ganharam discos de 395 mm na dianteira e 396 mm na traseira. Não por acaso, estamos falando do mais rápido e potente Velar já produzido.

No visual, as novidades incluem novo para-choque dianteiro com entradas de ar mais generosas (funcionais para manter o motor e freios bem refrigerados), traseira com quatro saídas de escape, rodas de 22 polegadas com desenho exclusivo e pinças de freio diferenciadas. Por dentro, há volante esportivo com aletas para trocas de marchas em alumínio, acabamento diferenciado nos controles do sistema multimídia e no seletor do câmbio, e ainda logotipos com o símbolo da versão.

Range Rover Velar SVAutobiography Edição Dinâmica

Interessados poderão adquirir o Velar esportivo a partir de dezembro e, assim como no primo Jaguar F-Pace SVR, a oferta será concentrada em apenas 10 concessionárias, que foram totalmente preparadas para os serviços de vendas e pós-vendas da linha de veículos SVO da Jaguar. Os chamados SVO Centers são: Autostar Europa e Caltabiano Pinheiros em São Paulo, Grand Brasil em Baueri, Stefanini em Campinas, Premium Rio no Rio de Janeiro, Caltabiano em Brasília, Saga em Cuiabá, Way em Recife, Top Car em Florianópolis e Euroimport em Curitiba.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com