A BMW do Brasil comemora nesta semana o aniversário de 5 anos da inauguração da fábrica de Araquari (SC). Oficialmente aberta em 30 de setembro de 2014 com a produção do sedã 328i Activeflex, a planta hoje fabrica cinco modelos diferentes (Série 3, X1, X3, X4 e X5) e abastece toda demanda do mercado nacional.

A unidade é a 30ª unidade fabril do grupo (que tem plantas em 14 diferentes países) e a primeira aberta na América do Sul. Nesta meia década, mais de R$ 1 bilhão já foram investidos no empreedimento, sendo a aplicação mais recente de R$ 132 milhões, direcionada principalmente para nacionalização da nova geração do Série 3.

Galeria: BMW X1 nacional

Apesar de estar fora da Europa, a BMW garante que a planta catarinense é uma das mais modernas do grupo em todo o mundo. Segundo a marca, os padrões adotados por aqui (incluindo processos de pintura, precisão de montagem e materiais de acabamento) são exatamente iguais aos métodos aplicados nas plantas europeias. Além disso, todo o trabalho é feito por funcionários treinados por experts da Alemanha e alinhados aos padrões globais de qualidade da companhia. Atualmente, são empregados cerca de 600 colaboradores, que ao longo desses 5 anos já produziram quase 60 mil veículos.

Na atualização mais recente, a planta passou a realizar aplicação de cera diretamente por um robô - solução que possibilita alcançar até mesmo regiões de difícil acesso como caixa de ar (antes, na forma manual, não havia viabilidade, segundo a marca). Houve também automatização da movimentação de portas durante a montagem, além da implantação da Solda Tucker, feita por dois robôs e que traz maior segurança, agilidade e eficiência para a produção.

Novo BMW 330i (lançamento Brasil)

“A fábrica do BMW Group Araquari completa cinco anos com qualidade, flexibilidade e tecnologias globais. Estamos capacitados para produzir vários produtos BMW e dar escolhas ao cliente brasileiro. Já produzimos mais de 55 mil unidades e vamos seguir acelerando”, ressalta Mathias Hofmann, Diretor Geral da fábrica.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com