Enquanto esperamos a nova geração do Audi Q3 no Brasil em fevereiro de 2020, a marca alemã está apresentando na Europa o RS Q3 e o RS Q3 Sportback com nada menos que 400 cv. A versão mais esportiva do crossover e sua variante coupé começarão a ser vendidas no Velho Continente no primeiro trimestre de 2020 - e deverá chegar ao Brasil em algum momento de 2021, considerando que a filial brasileira sempre alinha seu portfólio com a Europa principalmente quando falamos em esportivos. 

Galeria: Audi RS Q3 2020

Para transformar o Audi RS Q3 em um verdadeiro carro de alta performance, a marca fez mudanças no conhecido 2.5 turbo de 5 cilindros, que chegou aos 400 cv e 48,9 kgfm de torque - é o mesmo motor que está nos atuais TT RS e RS 3 vendidos no Brasil. É o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h. Como opcional, este limite sobe para 280 km/h.

Galeria: Audi RS Q3 Sportback 2020

O motor agora tem um cárter de alumínio, o que reduziu o peso em 18 kg, enquanto o novo virabrequim corta mais 1 kg do peso total. Se o cliente quiser um som mais agressivo, é possível equipar o carro com um sistema de exaustão RS Sport, incluindo as ponteiras em preto brilhante. 

A força é transmitida para as quatro rodas - o clássico sistema Quattro - pelo câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A suspensão deixa o carro 10 milímetros mais baixo do que o Q3 normal e ainda pode ser equipada com amortecedores adaptativos. Os freios são a disco com seis pistões, embora seja possível trocá-los por discos de cerâmica com pinças de alumínio.

'

O RS Q3 e o RS Q3 Sportback se diferenciam das versões normais pela frente atualizada com entradas de ar maiores no para-choque e acabamento preto. Na traseira, o crossover ganha um spoiler preto no teto e um par de saídas redondas para o escapamento. As rodas de 20" são de série, com 21" como opcional.

A carroceria pode ser pintada em duas cores exclusivas: o verde claro Kyalami Green e o cinza Nardo. Um pacote opcional muda os detalhes pretos do exterior por acabamento em alumínio.

Audi RS Q3 2020

Do lado de dentro, o Audi RS Q3 ganha bancos esportivos em preto misturando Nappa e Alcantara. Caso o comprador queira deixar mais colorido, pode pagar mais para ter costuras em vermelho ou azul no volante, cintos de segurança, tapetes e na alavanca do câmbio. O painel de instrumentos digital tem uma versão atualizada e maior, chamada Virtual Cockpit Plus, também oferecida a parte.

O novo Audi Q3 começará a ser vendido no Brasil em fevereiro de 2020, encerrando de vez sua produção em São José dos Pinhais (PR). Já a versão RS Q3 deve ficar para um segundo momento - é provável que seja uma das estrelas da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo do ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com