O time de desenvolvimento da Volkswagen no Brasil tem muito o que comemorar. Depois do sucesso que a picape Tarok fez na Europa e também do futuro Nivus, SUV com estilo cupê baseado no Polo, que inclusive também será produzido na Espanha, o time brasileiro já trabalha em mais um produto global. A marca confirmou a existência de mais um SUV, que será apresentado após o Nivus, mas antes da Tarok.

Este novo SUV foi confirmado por Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América do Sul, durante entrevista concedida a jornalistas brasileiras no Salão de Frankfurt (Alemanha). Reportagem de Motor1.com tentou extrair mais detalhes do até então inédito modelo, mas o executivo fugiu de todas as perguntas sobre ele, indicando apenas que será um crossover. Di Si também destacou que que será o segundo lançamento entre os três carros desenvolvidos no Brasil e que será produzido em outros lugares do mundo. Outra informação adiantada por chefão da Volkswagen é o fato do carro ser bem agressivo em termos de design.

Galeria: Volkswagen Taigun Concept retorna em novas imagens e vídeo

Versão cupê do Tarek ou SUV compacto do tamanho do Polo?

O tamanho e posicionamento dentro da gama Volkswagen é mantido sigilo, mas existem duas possibilidades mais fortes. A primeira foi levantada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), quando anunciaram o acordo para investimentos na fábrica da VW na cidade. Segundo o Sindmetau, o complexo irá produzir de forma exclusiva um novo carro da marca chamado internamente de “VWA0SUV”. Como o Nivus já tem fabricação confirmada para São Bernardo do Campo (SP), este modelo seria mais um crossover. De acordo com o jornalista Fernando Calmon, será mais um modelo com plataforma do Polo, mas menor do que os demais crossovers da fabricante.

Vale lembrar que o T-Cross na Europa é menor que o nosso e eles também terão o Nivus. Por outro lado, há tempos circula um rumor sobre o T-Track, modelo que seria o crossover de entrada da Volkswagen. A revista alemã AutoBild publicou há um tempo que ele seria uma nova forma do Taigun, SUV baseado no Up! que foi apresentado em 2012 e descartado por ser muito pequeno.

Galeria: Volkswagen SUV Coupé Concept

Outra possibilidade, mas um pouco mais remota é que seja mais um SUV-cupê, desta vez posicionado no segmento médio e baseado no futuro Tarek. Isso abriria a chance de ser produzido também em Córdoba (Argentina), o que ajudaria o complexo a reduzir sua capacidade ociosa. Neste caso, essa possibilidade conflita com a informação do acordo fechado com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Outro fato que deixa essa alternativa mais fria é justamente uma fala de Di Si onde afirma que a Volkswagen não irá atrás de nenhum modelo acima do Tiguan, pois teria um volume muito baixo de vendas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com