Nós sabíamos que ele viria, e agora a confirmação vem de forma oficial. Rumores sobre um Jeep Wrangler com motor a diesel circulam desde fevereiro de 2013, ainda na geração anterior do modelo, mas só agora a fabricante confirma a motorização para o utilitário. Com estreia confirmada para os Estados Unidos no final do ano, o 3.0 V6 turbodiesel estará disponível somente na configuração de quatro portas.

Esta nova motorização será oferecida em várias versões do Wrangler. Terá 264 cv e 61,1 kgfm de torque, valores bem próximos da picape RAM 1500 EcoDiesel, mas com 5,3 kgfm a menos.

Galeria: Jeep Wrangler Diesel - Flagra

E como fica o Wrangler diesel na comparação com os modelos a gasolina? Bem, o 2.0 turbo de quatro cilindros produz 274 cv e 40,8 kgfm de torque, enquanto o 3.6 V6 aspirado gera 289 cv e 36 kgfm. No Brasil, o Wrangler é vendido somente na configuração 2.0 turbo. A variante diesel contará com tração nas quatro rodas de transmissão automática de 8 marchas, mesma mecânica usada pela picape Gladiator na Europa.

Como a revista Car and Driver mostra, esta versão deve ser bem mais eficiente, entregando cerca de 8,9 km/litro no ciclo combinado, uma melhoria sobre os 8,5 km/litro da variante com o motor Pentastar abastecido com gasolina.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com