Responsáveis por 45,17% dos 230.718 automóveis e comerciais leves registrados em agosto, as chamadas vendas diretas tiveram troca de liderança entre as montadoras, com a Chevrolet (19,62%) assumindo a posição ocupada pela Fiat (18,49%) desde junho – a VW (18,33%) veio na cola. Ford (9,59%) e Renault (9,40%), repetindo as colocações de julho, fecharam o top 5.
Chevrolet Onix (9.480) e VW Gol (4.836) repetiram as duas primeiras colocações do último ranking, com o Ford Ka (4.099) completando o pódio. Preferido entre os SUVs, o Jeep Renegade (3.703) foi o quarto, com mais de 70% dos emplacamentos na modalidade. O destaque do mês foi o Renault Sandero (3.375), reestilizado, de volta ao top 5.
Em briga pela liderança entre os sedãs, melhor para o Ford Ka Sedan (3.375) em relação ao Chevrolet Prisma (2.998). Outro sedã compacto, o VW Voyage (2.448) foi o nono. Jeep Compass (2.884) e Fiat Mobi (2.226) completaram a parte de cima do ranking. Em 11º, o VW Virtus (2.203) teve mais da metade de seus emplacamentos através de faturamento direto de fábrica.
Reforçando que sua força continua concentrada no varejo, o Renault Kwid (1.691) foi apenas o 19º, com menos de 23% do total de emplacamentos, situação similar à registrada pelo Hyundai HB20 (1.403) e pelo VW Polo (1.306), ambos abaixo dos 20%. Já o novato VW T-Cross (1.652) se aproximou dos 40% de participação, completando o top 20.
Nenhum modelo foi tão dependente das vendas diretas no top 50 quanto o Fiat Doblò (358) e seus quase 94%. Em situação oposta, o Toyota Yaris Hatch (234), numa modesta 49ª colocação, teve menos de 8% de seus registros pela modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO 19 |
1º | CHEVROLET ONIX | 9.480 | 42,33% | 22.396 |
2º | VW GOL | 4.836 | 61,62% | 7.848 |
3º | FORD KA | 4.099 | 44,85% | 9.140 |
4º | JEEP RENEGADE | 3.703 | 71,38% | 5.188 |
5º | RENAULT SANDERO | 3.375 | 63,12% | 5.347 |
6º | FORD KA SEDAN | 3.308 | 72,02% | 4.593 |
7º | CHEVROLET PRISMA | 2.998 | 41,35% | 7.251 |
8º | JEEP COMPASS | 2.884 | 59,55% | 4.843 |
9º | VW VOYAGE | 2.448 | 85,71% | 2.856 |
10º | FIAT MOBI | 2.226 | 41,09% | 5.418 |
11º | VW VIRTUS | 2.203 | 50,83% | 4.334 |
12º | FIAT UNO | 2.116 | 92,00% | 2.300 |
13º | RENAULT LOGAN | 2.001 | 87,76% | 2.280 |
14º | FIAT ARGO | 1.840 | 28,05% | 6.560 |
15º | TOYOTA COROLLA | 1.823 | 39,45% | 4.621 |
16º | HYUNDAI CRETA | 1.812 | 27,28% | 6.643 |
17º | NISSAN KICKS | 1.799 | 46,28% | 3.887 |
18º | CHEVROLET SPIN | 1.769 | 62,95% | 2.810 |
19º | RENAULT KWID | 1.691 | 22,68% | 7.455 |
20º | VW T-CROSS | 1.652 | 39,11% | 4.224 |
21º | HYUNDAI HB20S | 1.533 | 43,35% | 3.536 |
22º | HYUNDAI HB20 | 1.403 | 17,14% | 8.187 |
23º | VW POLO | 1.306 | 19,16% | 6.815 |
24º | CHEVROLET COBALT | 1.186 | 83,76% | 1.416 |
25º | FORD ECOSPORT | 1.125 | 37,29% | 3.017 |
26º | RENAULT CAPTUR | 987 | 47,61% | 2.073 |
27º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 903 | 60,69% | 1.488 |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 683 | 28,88% | 2.365 |
29º | NISSAN VERSA | 653 | 34,83% | 1.875 |
30º | PEUGEOT 2008 | 592 | 74,19% | 798 |
31º | RENAULT DUSTER | 590 | 47,09% | 1.253 |
32º | VW TIGUAN | 579 | 42,70% | 1.356 |
33º | CITROËN C4 CACTUS | 547 | 49,10% | 1.114 |
34º | VW FOX/CROSS FOX | 544 | 18,26% | 2.979 |
35º | HONDA FIT | 534 | 26,40% | 2.023 |
36º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 489 | 83,16% | 588 |
37º | FIAT CRONOS | 430 | 24,13% | 1.782 |
38º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 429 | 43,47% | 987 |
39º | FIAT DOBLÒ | 358 | 93,96% | 381 |
40º | CITROËN C4 LOUNGE | 341 | 93,42% | 365 |
41º | TOYOTA SW4 | 338 | 29,60% | 1.142 |
42º | HONDA HR-V | 325 | 8,02% | 4.054 |
43º | VW UP | 303 | 24,30% | 1.247 |
44º | PEUGEOT 208 | 292 | 66,82% | 437 |
45º | VW JETTA | 289 | 23,48% | 1.231 |
46º | HONDA CITY | 263 | 22,69% | 1.159 |
47º | HONDA CIVIC | 239 | 13,77% | 1.736 |
48º | TOYOTA ETIOS HATCH | 234 | 17,22% | 1.359 |
49º | TOYOTA YARIS HATCH | 234 | 7,78% | 3.008 |
50º | FIAT GRAND SIENA | 207 | 24,01% | 862 |
A Fiat manteve o enorme domínio entre os comerciais leves, com suas duas picapes acima dos 79% de representatividade: Strada (6.418) e Toro (4.296). A VW Saveiro, com 3.900 unidades, mais uma vez completou o pódio acima dos 90%.
Na disputa pelo quarto lugar, a Chevrolet S10 (2.045) abriu vantagem sobre a Hilux (1.387) após a briga acirrada registrada em julho. A Toyota, aliás, por muito pouco não foi batida pela Ford Ranger e suas 1.368 unidades. Em bom mês, a Chevrolet Montana (1.153) superou a VW Amarok (937).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO 19 |
1º | FIAT STRADA | 6.418 | 95,43% | 6.725 |
2º | FIAT TORO | 4.296 | 79,82% | 5.382 |
3º | VW SAVEIRO | 3.900 | 92,09% | 4.235 |
4º | CHEVROLET S10 | 2.045 | 66,98% | 3.053 |
5º | TOYOTA HILUX | 1.387 | 42,03% | 3.300 |
6º | FORD RANGER | 1.368 | 64,14% | 2.133 |
7º | CHEVROLET MONTANA | 1.153 | 90,43% | 1.275 |
8º | VW AMAROK | 937 | 57,20% | 1.638 |
9º | FIAT FIORINO | 866 | 65,31% | 1.326 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 623 | 65,03% | 958 |
11º | RENAULT MASTER | 517 | 73,96% | 699 |
12º | FIAT DUCATO | 413 | 84,98% | 486 |
13º | MITSUBISHI L200 | 318 | 39,45% | 806 |
14º | NISSAN FRONTIER | 279 | 42,60% | 655 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 240 | 96,39% | 249 |
16º | CITROËN JUMPY | 204 | 94,01% | 217 |
17º | PEUGEOT PARTNER | 87 | 55,41% | 157 |
18º | HYUNDAI HR | 77 | 17,87% | 431 |
19º | CITROËN BERLINGO | 75 | 87,21% | 86 |
20º | IVECO DAILY 35S14 | 66 | 36,07% | 183 |
21º | VW EXPRESS | 58 | 18,07% | 321 |
22º | CITROËN JUMPER | 10 | 100,00% | 10 |
23º | PEUGEOT BOXER | 7 | 100,00% | 7 |
24º | IVECO DAILY 30S13 | 2 | 2,90% | 69 |
25º | TOYOTA BANDEIRANTE | 2 | 33,33% | 6 |
26º | IVECO DAILY | 1 | 16,67% | 6 |
27º | KIA K2500 | 1 | 0,67% | 149 |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1 | 0,85% | 118 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 11,11% | 9 |
30º | RAM 2500 | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave